Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Em Bruxelas fala-se do ar que nos mata

Cidades e Consumo

  • 333

O tema escolhido para a Semana Verde 2013 foi a qualidade do ar. Em 2010, morreram prematuramente 420 000 pessoas na União Europeia devido a probemas causados pela poluição do ar

"Ar mais limpo para todos" é o lema da edição deste ano da conferência anual que a Comissão Europeia dedicada às temáticas ambientais. Políticos, ativistas e empresários juntam-se para discutir um tema habitualmente esquecido: a poluição atmosférica e a qualidade do ar.

O Comissário Europeu do Ambiente, Janez Potocnik, tinha já declarado 2013 como o Ano do Ar, de modo a chamar a atenção para os custos económicos associados à poluição. Numa nota divulgada em Janeiro, estimava-se uma perda média da esperança de vida na União Europeia de mais de oito meses devido à emissão de partículas para a atmosfera, o equivalente a 3,6 milhões de anos de vida perdidos anualmente. Em termos monetários os custos associados estariam entre 189 e 609 mil milhões de euros, por ano, em 2020.

Francisco Ferreira, da associação ambientalista Quercus, no seu espaço de opinião aqui na VISÃO VERDE, destacou a importância do assunto de forma contundente: "Se não fizermos nada, vamos ter 200 mil mortes prematuras na Europa até 2020, devido à emissão de partículas."

Hoje, durante a sessão de abertura dos trabalhos, Janez Potocnik foi claro: "Não sei se todas as pessoas estão conscientes da importância deste tema. Temos milhares de mortes por ano, provocadas pela má qualidade do ar e os sistemas públicos de saúde estão a gastar milhares de milhões de euros no tratamento de doenças crónicas provocadas por má qualidade do ar. Temos direito a um ar limpo e exigimo-lo."

Mas Potocnik foi mais longe - num momento claramente ativista - e disse o que raramente se houve um político dizer: "Os seres humanos nunca protegem os interesses do ambiente, protegem sempre os seus interesses". Um discurso claro que terminou em jeito de apelo: "Usando as redes sociais seremos capazes de criar pressão de forma a que este assunto seja discutido".

SAIBA MAIS: Para assistir, em direto, a todas as sessões e painéis de discussão aceda ao site oficial da Semana Verde 2013: http://ec.europa.eu/environment/greenweek/