Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

A Universidade de Aveiro veio a Bruxelas dar um ar da sua graça

Cidades e Consumo

  • 333

O IDAD - Instituto do Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Aveiro veio à Semana Verde, em Bruxelas, apresentar uma novidade mundial, o Airlex

Talvez o leitor nunca tenha ouvido falar no IDAD - Instituto do Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Aveiro. Mas com grande probalidade acompanhou o polémico debate sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa.

Depois de anos a falar-se da sua construção na Ota, surgiu um estudo, em 2007, que arrumou definitivamente o assunto - pelo menos até aos dias de hoje - e revelou que a melhor solução, do ponto de vista ambiental, seria, afinal, Alcochete.

Pois bem, foi o IDAD o responsável por essa análise. A atividade científica e tecnológica em todos os domínios do ambiente, da gestão dos recursos naturais, do desenvolvimento socioeconómico e do ordenamento do território são as áreas de que se ocupam os investidores e cientistas deste centro.

"O IDAD foi a primeira instituição, em Portugal, a fazer medições gasosas e desde a sua fundação, em 1993, que se especializou nas questões da poluição atmosférica e da qualidade do ar", explica João Ginja, 33 anos, engenheiro do ambiente.

O que trouxe a Bruxelas foi a oportunidade de vir mostrar na Semana Verde - o IDAD é a única instituição portuguesa representada - a mais recente criação da instituição onde trabalha: o Airlex, http://airlex.web.ua.pt/ 

Trata-se de um site que disponibiliza um banco de dados mundial das políticas e legislação da qualidade do ar em mais de 95 países. Os padrões de qualidade do ar para cada país são exibidos, por tipo de poluente, através de uma representação no mapa de mundo. É também possível estabelecer comparações entre a legislação dos diferentes territórios.

João Ginja adianta algumas das utilidades desta ferramenta: "Pode servir para informar a população, para definir políticas públicas e até para empresas". Esta é mais uma forma de o caro leitor conhecer o IDAD.