Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Plano (e Rede) Almada Ciclável

Sustentabilidade

  • 333

Câmara Municipal de Almada

Objetivos/Descrição

O Plano Almada Ciclável enquadra-se numa estratégia e política municipal concertada no âmbito da mobilidade sustentável em detrimento da forte pressão de infraestruturas viárias e elevados níveis de congestionamento de tráfego registados no concelho.

Nesta perspetiva, a criação de uma vasta rede ciclável em Almada pretendia atingir os seguintes objetivos estratégicos:

  • Cobrir todo o concelho com percursos cicláveis de diferentes tipologias;
  • Introduzir a bicicleta como um dos modos suaves de transporte para deslocação quotidiana e diversificação da oferta de transportes;
  • Contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa provocadas pelo setor dos transportes no concelho;

Nesta perspetiva, a Rede Almada Ciclável foi planeada tendo em conta as diversas especificidades do território: mapas de declives, estrutura agrícola, zonas ecológicas e naturalizadas, localizações de equipamentos culturais e desportivos, interfaces de transportes públicos, entre muitos outros elementos.

A Rede Ciclável assume o papel de instrumento de gestão territorial integrado com outros instrumentos de valorização ambiental, cultural e de conectividade territorial. A metodologia adotada para a elaboração da Rede ciclável do concelho de Almada foi a de interligar simultaneamente os elementos que compõem as Estruturas Ecológica e Cultural Municipal, através de duas tipologias de redes - Rede Ciclável Potencial e Rede Ciclável Hierarquizada.

A Rede Ciclável Potencial assenta sobre redes viárias e caminhos existentes e abrange ainda a definição de novos percursos com aptidão ciclável e as ligações necessárias à criação de uma rede contínua, em função dos elementos componentes das duas estruturas, ecológica e cultural.

A Rede Ciclável Hierarquizada é a proposta que resulta da hierarquização da rede ciclável potencial, e é constituída por vários níveis, conforme os elementos que serve e percorre e ainda conforme a qualidade ambiental que lhe é conferida pela Estrutura Ecológica, quando ambas se sobrepõem.



Abrangência Territorial

Concelho de Almada



Parceiros

Câmara Municipal de Almada

Agência Municipal de Energia de Almada

Centro de Estudos de Arquitetura Paisagista do Instituto Superior de Agronomia (ISA)



Resultados/Impactos

  • 223 km de percursos cicláveis
  • 44 Percursos de três tipologias: uso quotidiano, uso cultural e de lazer e de qualidade ambiental



Financiamento

Câmara Municipal de Almada



Período de Execução

A elaboração do Plano Almada Ciclável foi concluída em 2005, sendo que a sua implementação tem vindo a seguir um cronograma faseado para a realização de todos os percursos cicláveis propostos.



Link

http://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xpid=cmav2&xpgid=genericPage&genericContentPage_qry=BOUI=5102688&actualmenu=6529805