Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Hortas Urbanas

Sustentabilidade

  • 333

CMBeja

Câmara Municipal de Beja

Objetivos/Descrição 

O projeto Hortas Urbanas de Beja integra um conjunto de espaços verdes que vão permitir obter alimentos de qualidade de forma rápida, segura e económica, o que além de acrescentar valor ao rendimento familiar, constitui também um interessante espaço de lazer e coesão social.

Para além da componente sustentável, a iniciativa tem uma componente social importante, pois traduz-se numa forma de aproximação da comunidade local, de criação de oportunidades e de formação dos cidadãos.

Uma das especificações de acesso às hortas urbanas é exatamente a componente formativa. É obrigatório frequentar alguns cursos sobre práticas agrícolas, nomeadamente a produção biológica, para usufruir de um espaço na horta.

Em termos físicos, as hortas urbanas dividem-se em três setores num total de 13.158 m2, prevendo-se a recuperação e criação de algumas infraestruturas de apoio, nomeadamente compostores para fertilização dos solos, painéis informativos sobre o espaço e um sistema de rega gravítica para maior controlo do consumo de água e desperdícios. A atribuição dos talhões de terreno cultivável, mediante uma tarifa mensal, vai privilegiar a inscrição de pessoas em situação de carência socioeconómica residentes nas freguesias urbanas da cidade de Beja.

O projeto prevê ainda a implementação de algumas iniciativas e ações complementares, nomeadamente a componente de comercialização para os produtos excedentes, a componente gastronómica através de parcerias com algumas entidades da região e a constituição de um banco de sementes em colaboração com o Centro de Biotecnologia do Baixo Alentejo.

Acresce que este projeto visa a criação de um conjunto de parcerias que beneficiem os produtores locais na área da produção agroalimentar, potenciem a competitividade dos produtos e criem oportunidades de emprego na região.



Abrangência Territorial

Concelho de Beja



Parceiros 

Inovobeja - Empresa Municipal de Desenvolvimento E.E.M.

EMAS - Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, E.M.



Resultados/ Impactos 

(projeto em fase de implementação)



Financiamento 

O projeto será candidatado ao QREN/Inalentejo, na prioridade 4 - Ações de Valorização e Qualificação Ambiental.



Período de Execução

2012



Links  

http://www.cm-beja.pt/portal/page?_pageid=73,46210&_dad=portal&_schema=PORTAL¬icias_detalhe_qry=BOUI=51759