Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Os melhores municípios

Cidade Perfeita

  • 333

O vencedor na categoria inovação foi a Plataforma das Artes e da Criatividade: o grande legado de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura

Filipe Paiva

A iniciativa Uma Cidade Perfeita deu também a possibilidade de os leitores da VISÃO escolherem os projetos municipais, em cinco diferentes categorias, que gostariam de ver concretizados na sua cidade, a partir de um estudo da Inteli. Évora, Guimarães e Cascais foram os vencedores.

Categoria 'Governação'

Orçamento participativo de Cascais

No ano passado, Cascais disponibilizou 2,1 milhões de euros para projetos sugeridos e votados pela população, o que faz deste orçamento participativo o mais generoso per capita.





Categoria 'Inovação'

Plataforma das artes e da criatividade

Situado no antigo mercado de Guimarães, é um espaço municipal de trabalho para artistas, que ali podem expor as suas criações.





Categoria 'Conetividade'

'Guimarães Mobitur'

Para que ninguém se perca na Capital Europeia da Cultura, a Câmara Municipal preparou uma aplicação para iPhone que serve de guia turístico com GPS.





Categoria 'Sustentabilidade'

'Inovcity' de Évora

Na primeira cidade portuguesa a receber a rede de gestão inteligente de eletricidade, há mais de 30 mil casas com sistemas de informação imediata e detalhada dos consumos domésticos.





Categoria 'Inclusão'

'Banco do Tempo'

Em 2011, trocaram-se, em Évora, mais de 80 horas de serviços tão díspares como ensinar a bordar ou a cozinhar pratos vegetarianos até usar tintas de óleo e jogar xadrez.