Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Motorista privado na palma da mão

Cidade Perfeita

  • 333

Taxi Motions, um intermediário virtual para serviços personalizados

A partir da Izimoove, start up de base tecnológica que desenvolve soluções para gestão da mobilidade, os lisboetas Bernardo Alves, 39 anos, especialista em transportes, e Tiago Laranjo, 37, programador, criaram a Taxi Motions. Trata-se de uma aplicação para tablets e smartphones que permite aos taxistas e aos clientes otimizarem o serviço.   

Totalmente gratuita para os passageiros, a plataforma virtual passa a ocupar o lugar da atual central telefónica. Além de se "chamar um táxi", pode-se personalizar o serviço. Por exemplo: escolher o motorista, pedir um carro com cadeira para bebé, para pessoas com mobilidade reduzida, com sete lugares, com ar condicionado, com pagamento por multibanco, com motorista que fale inglês ou adepto de um determinado clube de futebol.

Qual a maior vantagem para os taxistas? "Aceder a uma lista alargada de pessoas, reduzindo o custo de angariação, pois não estão parados nem a circular em vazio - evita o desperdício", explica Bernardo.

O motorista só paga uma comissão de cada vez que lhe for entregue um cliente, e esse valor é inferior à margem de lucro. Aceder às forças de segurança, perceber quais as zonas e os períodos de baixa procura, ou integrar o serviço de um hotel ou de um restaurante são outros dos benefícios da plataforma.