Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Cozinha Solidária de Coimbra

Inclusão Social

Associação Integrar

Objectivos/Descrição

A Associação Integrar, com o apoio financeiro atribuído pelo programa EDP Solidária 2010, desenvolve o projecto Cozinha Solidária - uma resposta inovadora em Coimbra - em instalações a funcionar na Baixa da Cidade, totalmente remodeladas e com todos os meios necessários ao projecto.

A iniciativa tem como principais objectivos: - Desenvolver competências pessoais e sociais junto de grupos socialmente desfavorecidos, alvo da intervenção da Associação Integrar;

  • Promover formação específica na área da cozinha e da confecção de refeições, tendo em conta as regras de higiene, a alimentação saudável e a economia familiar; - Utilizar o recurso para responder a necessidades diagnosticadas no âmbito dos projectos e respostas da instituição. A Cozinha Solidária em Coimbra foi inaugurada no dia 26 de Novembro de 2011, com um grupo ex-sem-abrigo que se preparavam para participar no "Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica - Economia Alimentar" que facultará competências elementares de culinária que contribuam para uma maior autonomia no instante que saírem do Centro de Acolhimento. Contrariamente ao nome do projecto, esta iniciativa inovadora não se destina somente a servir refeições. Tem por objectivo orientar e capacitar a população menos favorecida do munício nas áreas da Cozinha e da Restauração, permitindo à população apoiada pela associação o "treino de competências pessoais e sociais", de forma a "aproximar estas pessoas desfavorecidas da vida real, da gestão da casa". É também objectivo da Associação Integrar optimizar os equipamentos para a confecção de refeições que respondam a necessidades diagnosticadas na Cidade de Coimbra, especificamente, no apoio a grupos populacionais desfavorecidos, como pessoas sem-abrigo, de etnia cigana e imigrantes. Este serviço funcionará em regime "take away". A Cozinha Solidária também conta com o apoio de voluntários, nomeadamente os "padrinhos" Maya (relações públicas) e Luís Lavrador (chefe cozinheiro) e estudantes universitários. Para prossecução dos objectivos da Cozinha Solidária foram dinamizadas as seguintes acções:
  • Programa de treino de competências de gestão doméstica - economia alimentar;
  • Curso de formação para a inclusão - competências para a inclusão social;
  • Confecção de sopa para distribuição nos giros de rua nocturnos da equipa de rua da Integrar;
  • Projecto "chefes em miniatura".

 

Abrangência Territorial



Município de Coimbra

Parceiros



Associação CAIS

CAFAP - Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental

EASD - Equipa de Apoio Social Directo

Núcleos de Estudantes das Faculdades de Letras e Bioquímica da Universidade de Coimbra

Resultados/Impactos



ACÇÕES DINAMIZADAS:

PROGRAMA DE TREINO DE COMPETÊNCIAS DE GESTÃO DOMÉSTICA - ECONOMIA ALIMENTAR

  • No dia 25 de Novembro de 2011, após a Sessão de Inauguração, iniciou-se a 1ª Acção de Formação na Cozinha Solidária que contou com a participação de 8 utentes do Centro de Acolhimento e Inserção Social da Associação Integrar.
  • A Associação Integrar realizou no dia 24/01/2012 a 2ª Acção do Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica - Economia Alimentar. Esta formação, com a duração total de 20 horas, destinou-se a jovens da Unidade de Progressão do Centro Educativo dos Olivais.
  • No dia 21 de Março de 2012 a Equipa de Apoio Social Directo promoveu uma actividade na Cozinha Solidária com alguns dos utentes em acompanhamento. Esta iniciativa teve como objectivo o treino de competências pessoais e sociais, a sensibilização para uma alimentação saudável e o reforço da necessidade de boas práticas alimentares. Nesta acção foram os próprios utentes a confeccionar as refeições, sob supervisão de dois alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Integrado na mesma acção realizou-se uma apresentação teórica por uma aluna da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra sobre "Boas Práticas Alimentares".
  • A Associação Integrar deu início, no passado dia 22/05/2012, ao Programa de Treino de Competências de Gestão Doméstica - Economia Alimentar. Esta formação, com a duração total de 20 horas, destina-se a jovens da Unidade de Progressão do Centro Educativo dos Olivais, procurando treinar e desenvolver competências ao nível da confecção de refeições saudáveis.



CURSO DE FORMAÇÃO PARA A INCLUSÃO - COMPETÊNCIAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL (Eixo 6. Medida 6.1. POPH)

  • No âmbito desta formação foram dinamizados na Cozinha Solidária os módulos de: Produção Alimentar - Confecção de Alimentos (50h) e Dietética e Confecção de Alimentos (50h). Esta formação destinou-se a pessoas com particulares dificuldades no acesso ao sistema de ensino/formação.



CONFECÇÃO DE REFEIÇÃO QUENTE (SOPA) PARA DISTRIBUÇÃO NOS GIROS DE RUA NOCTURNOS DA EQUIPA DE RUA DA INTEGRAR

  • A Equipa de Rua da Associação Integrar tem distribuído, nos seus giros de rua nocturnos de quinta-feira, sopa a todos os indivíduos abordados. Este apoio tem possibilitado oferecer mais alimentos à população acompanhada, não só indivíduos em situação de sem-abrigo, mas também outras pessoas com rendimentos baixos ou sem qualquer tipo de rendimentos.



PROJECTO "CHEFES EM MINIATURA"

  • Formação composta por quatro sessões; teve o seu início no dia 16 de Fevereiro de 2012, com termo no dia 8 de Março de 2012. Financiado pelo Programa Escolhas, com o apoio logístico do Restaurante "Adega do Fidalgo" que no dia 1 de Março dinamizou, através do Chef Marco Aleixo, a preparação e confecção de uma refeição saudável, aliando a Cozinha Regional à alimentação saudável, junto de crianças e jovens.

 

Período de Execução



2011 - 2012

Financiamento



Mecenas Principal: Fundação EDP

Financiamento Pontua: Programa Escolhas

Apoios angariados: Venda de Cabazes de Natal de Produtos da Terra, cuja receita reverte para o funcionamento da Cozinha; Empenhamento e divulgação de uma figura pública,

que aceitou ser a madrinha do mesmo - a Relações Públicas Maya.

Links



http://www.integrar.org/cozinha_solidaria.htm