Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Talking Heritage - Percursos Multimédia em Sintra

Conetividade

  • 333

Parques de Sintra - Monte da Lua

Objetivos

    

  • Este projeto é uma das ações previstas no âmbito do Programa BIO+Sintra, que visa promover a participação ativa do público na conservação dos principais valores naturais da Serra de Sintra e dar a conhecer as relações causais entre as atividades diárias, as emissões de carbono, as alterações climáticas e a perda de biodiversidade.
  • Teve início em 2010 e deverá terminar no final do próximo ano, sendo considerado um projeto-piloto inserido na vida cultural de Sintra com vista a ser reprodutível noutros locais, e que resulte em mudanças de atitudes com vista à redução das emissões de carbono nas atividades quotidianas.
  • Paralelamente, pretende criar maior proximidade e interatividade entre o turista e os locais de interesse turístico por onde passa.


Descrição    



  • Tecnologia desenvolvida pela MakeWise e lançada pela empresa Parques de Sintra.
  • Aplicação para smartphones e iPod que dá aos utilizadores acesso a informação vocalizada em vários pontos turistas.
  • Com a utilização da câmara do smartphone, os visitantes poderão ler, nos seus dispositivos móveis, um alargado conjunto de dados de interesse dos parques da Pena, Monserrate e Capuchos.
  • Os itinerários traçados - definidos com base em habitats ou exemplares selecionados e etiquetados com tecnologia de identificadores de rádio frequência (RFID) e com a utilização de QR Codes, códigos de barras que podem ser lidos pelos telemóveis modernos - oferecem acesso a fotografias e a ficheiros áudio e vídeo.
  • Através de uma aplicação de software (App), que irá estar disponível para descarregar na Apple Store, o visitante pode aceder, para cada ponto de interesse do percurso, a informação escrita, fotografias, ficheiros áudio e vídeo. O texto é vocalizado, dando a ilusão de que "a natureza fala com o visitante", proporcionando maior proximidade e interatividade entre o visitante e os locais percorridos.
  • A Parques de Sintra disponibiliza desde já um conjunto de equipamentos para aluguer nas suas bilheteiras, sem custo adicional para o visitante, e desde 20 de Agosto está disponível na App Store da Apple a versão para IOS.

 

Abrangência Territorial   



Pontos turísticos da Vila de Sintra

Parceiros

   

Colaboração entre a Parques de Sintra e a MakeWise.

Financiamento   



Inserido no Projeto Bio+Sintra, financiado pela Comissão Europeia

Período de Execução



Lançado em Agosto de 2012

Link   



http://www.parquesdesintra.pt/index.aspx?p=projectIndex&MenuId=168&Menu1Id=168&Menu0Id=107