Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

À procura da cidade perfeita

Cidade Perfeita

  • 333

A VISÃO e a Siemens procuram as melhores soluções de excelência para a gestão das cidades

Retomando um projeto antigo, que as levou, na altura, a publicar e a analisar, numa conferência, um estudo comparativo entre Lisboa e várias cidades europeias, elaborado pela "Unidade de Inteligência" da Economist, a VISÃO e a Siemens lançam, agora, uma nova iniciativa, mais próxima dos portugueses em geral, e dos leitores da VISÃO, em particular: a procura de soluções de excelência para a gestão das cidades. Desta vez, com base no know how técnico da Inteli, procuraremos mostrar e promover projetos, vias e políticas inteligentes e sustentáveis, já existentes em várias cidades do País e que possam constituir um exemplo a seguir pelo conjunto das autarquias.

Uma iniciativa que apresentará o que se faz de bom a nível da intervenção local, distinguindo, com a ajuda dos nossos leitores, os casos que, em sua opinião, merecem aplauso e que gostariam de ver replicados na sua cidade ou vila. Mas queremos ir mais longe, desafiando os cidadãos a provarem a sua capacidade empreendedora, revelando os seus próprios projetos para fazerem das cidades portuguesas lugares mais racionais e mais amigos das pessoas e do ambiente.

Nos últimos anos, muitas cidades portuguesas têm posto em prática programas inovadores. A Inteli, consultora na área da inovação e sustentabilidade, identificou e analisou 50 desses programas, em 25 localidades, baseando-se no conceito de cidade inteligente, em que a tecnologia está ao serviço dos cidadãos e do ambiente.

E será este trabalho que servirá de base aos artigos que iremos publicar, nas cinco edições de agosto, nos quais abordaremos casos exemplares de cada uma das cinco categorias que suportam esta procura da "cidade perfeita": governação, sustentabilidade, inclusão, inovação e conetividade. Trata-se de um conjunto de parâmetros de análise que nos permitirão avaliar as políticas de participação pública e a criatividade na criação de emprego, a proteção do ambiente e a diversidade cultural, as novas tecnologias e a biodiversidade.

Publicados os artigos semanais, os nossos leitores ficam desde já convidados para irem ao canal VISÃO Verde (visao.sapo.pt), escolher entre os 50 projetos destacados pela Inteli. Aqui, no sítio da VISÃO Verde, encontrará informação sobre todos eles, numa infografia interativa que o ajudará a escolher os melhores. A votação decorre entre 1 e 23 de setembro.

Finalmente, desafiamos os leitores a apresentarem os seus próprios projetos, que serão submetidos a uma comissão técnica e a um júri. Os mais votados serão publicados nas páginas da VISÃO e apresentados a potenciais clientes ou parceiros de negócio. Consulte o regulamento desta iniciativa em visao.sapo.pt, ou no canal VISÃO Verde do nosso site, a partir de segunda-feira, 23 do corrente mês de julho.

 

  • 25 cidades vistas à lupa

  • 50 projetos de excelência

  • 1 votação online para distinguir os melhores

  • 1 concurso de empreendedorismo para melhorar as cidades