Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Os cogumelos mágicos de Vinhais

Biodiversidade

  • 333

Vinhais acaba de inaugurar um centro dedicado aos cogumelos. Com cozinha e tudo

O amanita caesarea tem um papel de destaque na maqueta que ocupa todo o centro da nova infraestrutura do Parque Biológico de Vinhais. Está representado em tamanho gigante, por ser "uma das variedades mais interessantes, no campo gastronómico" e se encontrar na zona, diz-nos Carla Alves, diretora do parque.

À volta do cogumelo, que se diz ter sido o favorito dos imperadores romanos, estão muitas outras espécies em tamanho real. Com dois botões, a maqueta responde à pergunta que sempre faz quem observa cogumelos: pressionando no verde, acende-se uma luz junto das espécies comestíveis; carregando no vermelho, iluminam-se as venenosas.

A toxicidade dos cogumelos é apenas um dos muitos temas abordados. Em painéis impressos e multimédia, ou em ecrãs táteis, o visitante pode ficar a saber mais sobre os habitats micológicos, a constituição dos fungos, a forma como se relacionam com o meio natural e como se alimentam. E, sim, a vertente gastronómica não foi descurada. Seja na teoria seja na prática.

 

 

 

Além da parte expositiva, o prefabricado onde está instalado o Centro Micológico tem uma sala de formação com cozinha, a pensar nos programas especiais que já tiveram início.

Estes começam dentro de portas, com uma formação teórica, mas o objetivo dos passeios é levar os participantes em busca de cogumelos no meio dos carvalhos e dos pinheiros do Parque Natural de Montesinho (no qual o Parque Biológico se insere). Se não tiver cesta de vime e navalha para cortar os cogumelos, pode adquiri-las no centro, onde se encontra também à venda um guia de campo dos cogumelos do concelho de Vinhais, acabado de editar, com informação sobre 400 espécies diferentes.

Aprender a confecionar um prato com cogumelos e saboreá-lo será a recompensa no final do dia. A programação prevê, ainda, a realização de cursos de gastronomia, de cultivo de cogumelos, de formação de guias técnicos. Estes, no entanto, só deverão acontecer lá para o outono.

CENTRO MICOLÓGICO DO PARQUE BIOLÓGICO DE VINHAIS

Alto da Cidadelha, Vinhais

T. 273 771 040

Tlm. 93 326 0304

Seg-dom 10h-18h

€2, €1,50 (7-17 e maiores de 65 anos)