Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Produção de milho, em 2012, foi "excecional"

Alimentação, Agricultura e Pesca

  • 333

A produção de milho em Portugal teve, em 2012, um ano "excecional", alcançando uma das mais elevadas produtividades a nível mundial. Os produtores reivindicam mais áreas de regadio

A produção de milho em Portugal teve em 2012 um ano "excecional", alcançando uma das mais elevadas produtividades a nível mundial, segundo a associação do setor ANPROMIS (Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo) que pretende mais regadio no Alqueva para aumentar o autoabastecimento.

Um dia antes do início do IX Congresso Nacional do Milho, que vai juntar em Lisboa os responsáveis da pasta da Agricultura nos últimos 30 anos, a ANPROMIS, que representa 85% dos produtores nacionais, dá conta de um aumento de 3.941 hectares da área de produção, que soma agora mais de 150 mil hectares, bem como um crescimento de 12% das vendas de milho (290 mil toneladas) face a 2011.

"Este acréscimo deve-se, no essencial, à recuperação de áreas anteriormente semeadas com esta cultura e ao surgimento de novas áreas de regadio, entre as quais, Alqueva", destaca a ANPROMIS que defende a afetação de 20 mil hectares de blocos de rega de Alqueva, para produzir cerca de 240 mil toneladas de milho em grão.

SAIBA MAIS: IX Congresso Nacional do Milho - 2013