Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

A alimentação como remédio

Alimentação, Agricultura e Pesca

  • 333

Carmen De Lanoy é uma médica apologista da nutriterapia. Em Matosinhos, acaba de abrir um consultório, com cozinha ao lado

O que primeiro se vê quando se entra na Essência da Cozinha é, sem surpresa, uma cozinha. Menos óbvia é a figura que ali encontramos: não é uma cozinheira, não é uma chefe, é uma médica. Brasileira, de trato fácil, Carmen começa logo a falar e deixa rendido quem se interessa por alimentação saudável.

"Temos de comer muitas coisas cruas, por causa do aporte de vitaminas e sais minerais", afirma. No seu entender, a essência da medicina está na alimentação: "É nela que está a cura das doenças", acredita. Nada de alarmes: a médica não é nem quer que os clientes/pacientes sejam "crudívoros".

Mas, explica, "o organismo recebe os alimentos cozinhados como se fossem um corpo estranho e assim cansamos desnecessariamente o sistema imunitário." Este é apenas um tópico, entre outros que Carmen explora, no espaço que acaba de inaugurar em Matosinhos e onde pratica uma medicina integrativa.

Tudo começa no consultório, escondido atrás da parede da cozinha. Carmen faz uma entrevista ao paciente, tentando compreender o seu historial clínico e hábitos de vida. Traça, depois, um plano alimentar personalizado. Se a pessoa tem dificuldade em cozinhar, pode frequentar um treino alimentar, ali mesmo, orientado para as suas necessidades.

As técnicas que se aprendem passam pela cozinha ao vapor, a baixa temperatura, por alimentos crus, desidratados, germinados... Se for necessária medicação, ela é prescrita, mas o trabalho da médica é mais baseado em nutri e naturopatia. As aulas de cozinha são dadas por Carmen.

Depois de ter exercido clínica geral em Portugal, de 1995 a 2006, partiu para França, onde se dedicou a orientar cursos de cozinha, outra das suas paixões. Além das consultas, haverá regularmente workshops e palestras sobre alimentação e, lá para o início do próximo ano, oficinas de biocosmética.



ESSÊNCIA DA COZINHA

Av. Menéres, 685, Matosinhos

T. 22 098 0364, Tlm. 91 086 0137

Qua 14h-19h, Qui e Sáb 10h-13h, 14h-19h, Sex 10h-13h, 14h-18h

www.essenciadacozinha.pt