Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Conheça o projeto VISÃO/SIC

VISÃO Portugal

  • 333

Até ao final do ano, todas as semanas, novos trabalhos jornalísticos serão publicados na VISÃO e exibidos na SIC, sempre à quinta-feira, dando corpo ao mais ambicioso plano multimédia de reportagem executado em Portugal

Arrancou no dia 19 de julho um novo projeto entre a VISÃO e a SIC. Intitulado VISÃO Portugal, trata-se de um conjunto de grandes reportagens inspiradas nos dados do recenseamento de 2011. Porque envelheceu tanto a sociedade portuguesa? Como se reinventaram as famílias? Onde avançou a desertificação e como a contrariaram algumas (poucas) "aldeias gaulesas" do interior? Quais são os novos ocupantes das regiões abandonadas? Porque somos um país de proprietários? Estas são algumas das questões a que se tenta responder no âmbito do primeiro grande projeto jornalístico que envolve um título de imprensa de referência e um dos principais canais generalistas portugueses (ambos propriedade do grupo Impresa).

O plano arrancou em fevereiro deste ano, com a análise dos dados do recenseamento entretanto divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística. A partir daí, dois jornalistas da VISÃO assinalaram a possibilidade de realização de mais de duas dezenas de reportagens, baseadas nas (mas sem serem escravas das) estatísticas. O objetivo: mostrar como Portugal mudou nos últimos dez anos, como se acentuaram processos com raízes num passado mais distante e como outros foram acelerados ou estancados por causa da crise orçamental e económica. A partir de março, uma pool de repórteres começou a pesquisar, afincadamente, cada tema, ouviu especialistas, leu relatórios e consultou dados estatísticos. Foram procurados os casos que melhor ilustrariam as tendências detetadas, atravessou-se o País de norte a sul, do interior ao litoral, fizeram-se centenas de quilómetros e entrevistaram-se dezenas de pessoas.

Nos últimos seis meses, cerca de 50 pessoas - jornalistas, repórteres fotográficos e de imagem, editores de imagem e gráficos - começaram a dar corpo a este ambicioso projeto. Na próxima edição, a 1011, que chega às bancas a 19 de julho, será publicada a primeira reportagem, na revista, e exibida a sua versão televisiva, durante o Jornal da Noite, na SIC. Até ao final do ano, todas as semanas, novos trabalhos jornalísticos serão publicados e exibidos, sempre à quinta-feira, dando corpo ao mais ambicioso plano multimédia de reportagem executado em Portugal. Os assinantes das edições tablet também terão acesso a conteúdos exclusivos, não disponíveis nas outras plataformas, e os visitantes de visão.sapo.pt e de sic.sapo.pt poderão acompanhar o essencial do projeto online. Na SIC Notícias, os espetadores poderão ainda ver as reposições dos trabalhos que pretendem ser um retrato do Portugal contemporâneo.

Numa altura em que o jornalismo de referência e de investigação sofre a erosão da crise e dos acessos não-pagos, a VISÃO e a SIC decidiram contrariar a maré. A partir de 19 de julho, em casa ou na praia, no quiosque ou num ecrã perto de si, vai poder descobrir um País novo, que muito mudou na última década. É uma VISÃO de Portugal - diferente, exigente e documentada.