Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Vinhos do Alentejo com a chancela da Sogrape

Visão Se7e

Luís Barra

A crónica semanal do especialista da VISÃO, José António Salvador



A Sogrape, fundada em 1942, continua a ser a maior empresa portuguesa de vinhos com atividade em diversas regiões vitivinícolas nacionais: Douro, Verdes, Dão, Bairrada e Alentejo, nas quais totaliza mais de 1 200 hectares de área de vinha, para além de ter internacionalizado a sua ação empresarial à Nova Zelândia, Argentina e Chile.

Com a aquisição em 1996 da Herdade do Peso, situada na zona da Vidigueira, a casa do Mateus Rosé e do Barca Velha abriu um novo capítulo da sua presença no Alentejo. Dois anos depois construiu um moderno complexo adegueiro, enquanto melhorava a viticultura na propriedade. Os dois últimos vinhos lançados no mercado confirmam a seriedade do projeto e bondade da filosofia desta empresa.

Dois tintos estiveram à mesa para prova com lombo e entrecosto de porco preto assados no forno com castanhas e qualquer deles teve um comportamento exemplar. Em boa verdade, caro leitor, nem sei dizer-lhe se gostei mais do tinto da colheita normal, se do Reserva. Diferentes entre si, mais carnudo o Reserva, foi este que acompanhou melhor um queijo de Azeitão apreciado no final do repasto. Vamos às provas:

Herdade do Peso Alentejo 2009 Um tinto macio, encorpado, de cor rubi profunda, aromático e vinoso. Foi vinificado a partir das castas Aragonês, Alfrocheiro e Alicante Bouschet, estagiou doze meses em barricas usadas e revelou macieza e sabores frutados bem casados com a madeira.

Um belo tinto muito equilibrado, apesar dos seus 14,5%vol. álcool a sublinhar o sabor do porco alentejano.

Herdade do Peso Alentejo Reserva 2008 O mesmo trio de castas tintas deu corpo e alma a este vinho da Vidigueira, uma sub-região alentejana mais reconhecida pelos seus brancos. Porém este tinto robusto, com os taninos educados pelo estágio de um ano em barricas novas de carvalho francês, vem demonstrar que próximo da vila romana de São Cucufate nascem igualmente excelentes tintos. Cor de amoras pretas, mais encorpado que o tinto anterior, pressente-se nele o carvalho francês sobretudo nos aromas. Um grande tinto também com 14,5% vol. álcool.

Uma última nota: Miguel Pessanha, enólogo da Sogrape, é o autor destes dois vinhos de eleição, ótimos para o inverno que se instala.

Os vinhos da semana

TINTOS

Herdade do Peso Alentejo 2009 - €6,20                                  *****

Herdadedo Peso Alentejo Reserva 2008 - € 16,50              *****