Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Festival Altitudes: Romaria à serra de Montemuro, em Castro Daire

Ver

Uma vez por ano, a aldeia de Campo Benfeito transforma-se para celebrar as artes e a criatividade no Festival Altitudes, que começa neste sábado, dia 10

Os Grandes não Têm Ideias, da companhia Fértil

Os Grandes não Têm Ideias, da companhia Fértil

Dificilmente se encontra um palco igual, com a serra do Montemuro à espreita. Como manda a tradição, uma bem-humorada produção do Teatro do Montemuro abre o programa do Festival Altitudes, neste sábado, 10, que desde 1998 tem conseguido atrair visitantes de todo o País à aldeia de Campo Benfeito, concelho de Castro Daire, com cerca de 50 habitantes. Fanzine – O Regresso dos Heróis, com dramaturgia e encenação de Peter Caan, recorre ao imaginário da banda desenhada, com o vilão Lex Luthor a saltar das páginas aos quadradinhos com a intenção de destruir a civilização. Estarão os super-heróis, agora reformados ou desaparecidos, preparados para o enfrentar e capazes de vencer um novo tipo de ameaças?

O público da aldeia, regular, interessado e crítico, prepara-se para receber o festival que tanto abrange novas propostas como nomes amplamente reconhecidos, maioritariamente de companhias descentralizadas, que sabem o que é lutar pela dinamização cultural das suas regiões. Este ano, o Teatro de Marionetas do Porto leva Cinderela (11 ago), a companhia Fértil cativa os miúdos com Os Grandes não Têm Ideias, o Teatro das Beiras mostra Entremezes (ambos no dia 13), a Acta chega com Improvável (15 ago), a Companhia da Chanca com Sítio (16 ago) e Fernando Mota revela Mapa l Estórias de Mundos Distantes (17 ago). De Cáceres, em Espanha, vem a companhia Karlik Danza Teatro, para apresentar o seu novo espetáculo para a infância, La Vida de los Salmones (14 ago).

E porque nem só de teatro vive o Altitudes, haverá serão de contos com Jorge Serafim, arruada com a Banda Filarmónica de Mões, concerto dos Clarinetes Ad Libitum, cinema ao ar livre, festas com DJ, oficinas de cinema de animação e provas da gastronomia do Montemuro. Para não esquecer a serra.

Festival Altitudes > Campo Benfeito, Castro Daire > T. 254 689 352 > 10-17 ago > €5, €25 (passe)