Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

"Doutores Palhaços": Um documentário sobre quem alivia a dor

Ver

A relação dos Narizes Vermelhos com os seus pacientes, num documentário de Hélder Faria e Bernardo Lopes. Doutores Palhaços, está nas salas de cinema

DR

Michael Christensen, do Big Apple Circus, fez um espetáculo num hospital de Nova Iorque. Apercebendo-se de que algumas crianças internadas não puderam assistir, subiu à enfermaria. Um médico, surpreendido com a sua presença, ter-lhe-á dito: “O hospital não é um lugar para palhaços.” Ao que ele respondeu: “Concordo, mas o hospital também não é um lugar para crianças.”

Foi assim que, em 1986, surgiu a ideia dos Doutores Palhaços, que em Portugal comemoram agora 15 anos, com o nome Operação Nariz Vermelho. Só em 2017, visitaram cerca de 45 mil crianças, em 15 hospitais, incluindo os mais delicados serviços de oncologia. Este documentário, de Hélder Faria e Bernardo Lopes, conta a história destes artistas de intervenção, acompanha-os nos bastidores, mostra a sua relação com as crianças, com o pessoal hospitalar e com os pais, valorizando o seu excelente trabalho em ambiente difícil. O tema vale por si.

Doutores Palhaços > De Helder Faria, Bernardo Lopes > documentário > 75 minutos