Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Música no Cinema: O Coro e a Orquestra Gulbenkian interpretam bandas-sonoras no Vale do Silêncio

Ver

Algumas das mais notáveis composições cinematográficas de sempre vão ouvir-se neste jardim escondido nos Olivais, em Lisboa, este sábado, 8, às 21 e 30, com direção da maestrina Joana Carneiro

No ano passado, "Carmina Burana", de Carl Orff, levou quase 18 mil pessoas ao Vale do Silêncio, em Lisboa

No ano passado, "Carmina Burana", de Carl Orff, levou quase 18 mil pessoas ao Vale do Silêncio, em Lisboa

José Frade/EGEAC

A fasquia não podia estar mais alta depois de, no ano passado, Carmina Burana, de Carl Orff, levar quase 18 mil pessoas ao parque Vale do Silêncio, em Lisboa. É a própria Joana Gomes Cardoso, presidente da EGEAC, que o diz, sublinhando que a organização se empenhou em voltar a criar qualquer coisa de diferente para este concerto inserido na iniciativa Lisboa na Rua. “Mantém-se o local e mantém-se a parceria com o Coro e a Orquestra Gulbenkian, mas há várias outras novidades,” avança. A começar pela ligação ao público, que foi desafiado a votar nos temas cinematográficos que gostaria de ouvir, a partir de uma seleção de 30 composições clássicas do cinema. O espetáculo será dirigido pela maestrina Joana Carneiro e apresentado por Cláudia Semedo.

Para além da aproximação à cidade e a quem nela vive, quis-se que o alinhamento cruzasse géneros e gerações. “ Voltámos a pegar numa proposta cultural que é normalmente associada a espaços fechados e a um certo elitismo e trouxemo-la para um espaço ao ar livre, menos central, e com acesso gratuito,” continua a presidente da EGEAC. “Não quisemos escolher um sítio óbvio, como o Terreiro do Paço, até porque os lisboetas são curiosos, querem conhecer coisas novas.”

Do alinhamento fazem parte bandas-sonoras e filmes tão diferentes quanto 2001 Odisseia no Espaço (1968), Apocalypse Now (1979), West Side Story – Amor sem Barreiras (1961) ou Kill Bill (2003). O repertório será interpretado pelo Coro e a Orquestra Gulbenkian, dirigidos pela maestrina Joana Carneiro, e está prometida uma surpresa final com uma voz conhecida do fado.

Música no Cinema > Parque do Vale do Silêncio, R. Cidade de Negage, 193, Lisboa Lisboa > 8 set, sáb 21h30 > grátis