Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Festival Reverence: Casa nova com os inquilinos de sempre

Ver

Os portugueses Moonspell, os japoneses Mono e os britânicos Gang of Four são alguns dos cabeças de cartaz da quarta edição do festival Reverence, que começa esta sexta-feira, 8, em Santarém

Os Moonspell apresentam na sexta, 8, um espetáculo comemorativo dos 25 anos de carreira

Os Moonspell apresentam na sexta, 8, um espetáculo comemorativo dos 25 anos de carreira

Divulgação

Depois de três edições no concelho do Cartaxo, em que consolidou uma posição de destaque no calendário nacional, como um dos mais importantes festivais dedicado às franjas mais psicadélicas do rock alternativo, o Reverence muda-se este ano para o concelho vizinho de Santarém. O local escolhido é o idílico cenário do Parque da Ribeira de Santarém, que permite assim manter o festival junto às águas do rio Tejo, mas com muitas mais condições, mais de acordo, aliás, com o próprio crescimento do evento.

Apesar da casa nova, mantém-se intacta a escolha criteriosa do cartaz, que este ano traz até Santarém mais de quatro dezenas de bandas ao longo de dois dias de festival. Um dos pontos altos do alinhamento deste ano é a estreia dos portugueses Moonspell no Reverence, onde vão apresentar um espetáculo comemorativo dos 25 anos de carreira, mas no qual já deverão ser desvendados alguns temas do novo álbum, 1755, com edição prevista para o início de novembro. Atuam na sexta-feira, 8, dividindo o estatuto de cabeças de cartaz no primeiro dia de festival com duas bandas belgas: os Amenra e os Oathbreaker.

Já no sábado, 9, o destaque vai para os japoneses Mono e para os britânicos Gang of Four. Os primeiros, conhecidos pelo seu “pós-rock expansivo”, regressam a Portugal depois de várias atuações esgotadas nos últimos anos, para um espetáculo de consagração perante a sua cada vez mais imensa legião de fãs nacional. Já os segundos, formados em 1977, são um dos nomes históricos do pós-punk e prometem passar em revista 40 anos de carreira, com um concerto que irá misturar clássicos e temas mais recentes.

Como tem sido habitual nas edições anteriores, o Reverence volta a apostar num forte contingente nacional, entre os quais sobressaem nomes como 10000 Russos, The Melancolic Youth of Jesus ou Löbo.

O Reverence estabeleceu este ano uma parceria com a editora londrina Fuzz Club, considerada como um dos principais selos de rock psicadélico underground da Europa, que vai comemorar o quinto aniversário no recinto do festival.

Reverence > Pq. da Ribeira de Santarém, Santarém > 8-9 set, sex-sáb 15h30 > €40 a €65