Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Vaudeville Rendez-Vous: O circo sai à rua

Ver

À quarta edição, o festival internacional de circo contemporâneo consolida o programa tripartido por três cidades, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, e oferece uma programação totalmente gratuita. A partir desta quinta-feira, 27

Três dias em três cidades para um festival internacional de circo contemporâneo

Três dias em três cidades para um festival internacional de circo contemporâneo

Ben Hopper

Cresceu de edição para edição, tendo como propósito o apoio à criação de circo contemporâneo em Portugal. Este ano, pela primeira vez, o Vaudeville Rendez-Vous promove uma coprodução transnacional, em parceria com a associação italiana Sarabanda. Sentido foi desenvolvido em residência artística no festival e tem a sua estreia marcada para esta sexta-feira, 28, no Largo Condessa do Juncal, em Guimarães. O espetáculo, sob a direção do italiano Boris Vecchio e com três intérpretes portugueses (Alexandre Duarte, Fábio Constantino e Ricardo Costa), joga com o sentido de equilíbrio e aquele vazio abraçado por corpos virtuosos, sem temer o abismo.

O festival é também coprodutor, juntamente com o recém-criado Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), de Demudar, cuja estreia está marcada para esta quinta-feira, 27, no Rossio da Sé, em Braga. Um trabalho, com direção artística de Hugo Oliveira, que “explora a relação entre as artes do circo e do teatro físico com o intuito de encontrar e transpor a singularidade do indivíduo para o espaço performativo”.

A parceria entre o Vaudeville Rendez-Vous e o CircusNext (uma das mais importantes plataformas internacionais de apoio e acompanhamento a artistas emergentes na área do circo contemporâneo) permitiu ainda o acolhimento de projetos laureados. Refira-se, em estreia nacional, Landscape(s)#1, da companhia francesa Cie La Migration, e Ex-Aequo, da união dos belgas e holandeses Circus Katoen. Exemplos da renovação dos padrões estéticos do circo.

Haverá outras estreias nacionais, como inTarsi, da Compañía de Circo “eia”, Melhor Espetáculo Revelação nos Premios Max de las Artes Escénicas, ou Perpetum Mobile, da Cie Fred Teppe.

Vaudeville Rendez-Vous > Ruas e largos dos centros de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão > 27-29 jul, qui-sex 19h, 22h, sáb 11h, 19h, 22h > grátis