Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O génio de Leonardo Da Vinci está na Alfândega do Porto

Ver

Depois de Las Vegas e Londres, 64 máquinas e engenhos, desenhos e outros protótipos à escala real, recriados a partir dos códices do mestre italiano, chegam às furnas da Alfândega do Porto. Para ver até final de julho, numa exposição interativa

Depoisd e Las Vegas e Londres, a exposição Leonardo Da Vinci - As Invenções do Génio está na Alfândega do Porto

Depoisd e Las Vegas e Londres, a exposição Leonardo Da Vinci - As Invenções do Génio está na Alfândega do Porto

Já não precisará de viajar pelo mundo à procura das obras de Leonardo Da Vinci (1452-1519). Desenhos, representações de obras, 64 máquinas e engenhos de grande escala ganharam vida a partir de códices, manuscritos do mestre italiano, e reúnem-se agora na exposição Leonardo Da Vinci – As Invenções do Génio, patente a partir desta sexta, 31, até ao final de julho, nas furnas da Alfândega do Porto. Ali vai ser possível encontrar um tanque de guerra, uma ponte, um planador, uma bicicleta. “Todas podem ser experimentadas, para se entender como funcionam”, observa Paula Paz Dias Ferreira, diretora da exposição.

Quase todos conhecem as invenções desta figura impar do Renascimento de livros, documentários e imagens, mas, para ver de perto as ditas, era necessário entrar no Louvre, em Paris, ou viajar até cidades como Veneza e Milão. Pela primeira vez reúne-se debaixo do mesmo teto um alargado conjunto de máquinas, além de representações de obras e desenhos de quadros célebres como Mona Lisa, Última Ceia e Dama com Arminho.

64 máquinas concretizam as invenções do génio italiano

64 máquinas concretizam as invenções do génio italiano

Organizada em três grandes áreas temáticas: invenção, pintura e anatomia, e comissariada pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, a exposição faz o visitante recuar no tempo. Para não se perder o início desta história, à entrada, é projetado um pequeno filme para situar o público, em particular, os mais jovens. A pensar neles, há ainda um conjunto de dez oficinas para aprender algumas noções de matemática e física, de forma divertida. Mas não só. De forma rápida e com materiais naturais, constrói-se uma ponte, para fugir ao inimigo.

Depois de ter corrido mundo e de ter passado por diversas cidades, como Las Vegas e Londres, por iniciativa da Out of the Wall, a exposição chega a Portugal para mostrar Da Vinci como figura “de espírito livre, com uma curiosidade insaciável, mais obcecado pelo estudo e a observação da natureza do que pelo voo”, diz a diretora da exposição.

Embora sem um "espírito muito engenhoso, por estar ligada às letras", Paula Paz Dias Ferreira acrescenta que, ao longo destes últimos meses, a exposição lhe ensinou muito, permitindo fazer “uma aproximação à engenharia e à mecânica”, de forma descomplicada. Além de espicaçar “a curiosidade, o engenho e o espírito de inovação” do público, a exposição mostra que “é possível sonhar, projetar e dar asas à imaginação”, remata Paula Paz Dias Ferreira.

Leonardo Da Vinci - As Invenções do Génio > Alfândega do Porto, R. Nova da Alfândega, Porto > T. 22 340 3000 > 31 mar-31 jul, seg-sex 10h-19h, sáb-dom-fer 10h-20h > €6

Além de murais e painéis a contextualizar as obras, há reproduções de grande dimensão das obras do artista

Além de murais e painéis a contextualizar as obras, há reproduções de grande dimensão das obras do artista