Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

É um mupi? É um graffiti? Não, é o Poster

Ver

Uma mostra de arte pública reinvindica uma forma artística de comunicação democrática, e quer revitalizar o novo bairro da moda da capital. O Poster começa esta quinta-feira, 16, em várias ruas de Xabregas e Marvila, em Lisboa, e prolonga-se até domingo, 19

David Rosado
1 / 18

David Rosado

Craig Atkinson
2 / 18

Craig Atkinson

Edik Katykhin
3 / 18

Edik Katykhin

Nicolae Negura
4 / 18

Nicolae Negura

Wasted Rita
5 / 18

Wasted Rita

R2
6 / 18

R2

Afonso Cruz
7 / 18

Afonso Cruz

Eduardo Harrington Sena
8 / 18

Eduardo Harrington Sena

Pedro Campos Costa
9 / 18

Pedro Campos Costa

André Beato
10 / 18

André Beato

Leonor Ribeiro
11 / 18

Leonor Ribeiro

And-Ré + Gonçalo M. Tavares
12 / 18

And-Ré + Gonçalo M. Tavares

Malte Brandenburg
13 / 18

Malte Brandenburg

José Luís Peixoto
14 / 18

José Luís Peixoto

Camarão
15 / 18

Camarão

John Trashkowski
16 / 18

John Trashkowski

Rui Toscano
17 / 18

Rui Toscano

Valter Hugo Mãe
18 / 18

Valter Hugo Mãe

Arte pública? Desfaça já ideias feitas sobre esculturas pousadas em rotundas ou intervenções inauguradas com fitas e políticos decorativos: a primeira edição da Poster ambiciona ser uma galeria a céu aberto, uma mostra pública que junta arte e palavra, nas ruas de um bairro de Lisboa. Coisa democratizante e sem barreiras. Até porque a ideia usada pelos artistas não poderia ser mais democrática, tão universal e velhinha que todos os adolescentes tiveram um exemplar afixado na parede do quarto: o poster, esse cartaz de papel capaz de comunicar tanto concertos rock como comícios.

Organizado pela DepartamentoR, este novo projeto vai colar, literalmente, 25 posters de grandes dimensões, com linguagens e media diferentes: desenho, ilustração, fotografia, mix media e texto unem-se em convivência multidisciplinar sem hierarquias. No alinhamento de artistas, há a mesma pluralidade: aos ilustradores Wasted Rita, Craig Atkinson, David Rosado, juntam-se os artistas plásticos Paulo Brighenti e Rui Toscano, os designers R2 (Lizá Ramalho e Artur Rebelo), os ateliês de arquitetura Artéria, Campos Costa e And-Ré, o músico Paulo Furtado aka The Legendary Tigerman, os escritores Afonso Cruz, José Luís Peixoto e Valter Hugo Mãe, cinco nomes escolhidos por Open Call, e o fotógrafo Eduardo Harrington Sena (com uma imagem póstuma cedida pelo Museu de Arte Contemporânea do Chiado).

Do Mickey Mouse pixelizado (David Rosado) ao manifesto pelo amor (Valter Hugo Mãe), das provocações divertidas (Wasted Rita ou Craig Atkinson) aos efeitos óticos (Edik Katykhin e R2), o mundo cabe num poster de rua.

Andar por Xabregas e Marvila, eis o que é preciso para visitar a Poster: o circuito começa perto da Fábrica Braço de Prata, percorre a Rua do Açúcar, rasa os Armazéns Abel Pereira da Fonseca, espalhando-se depois pelas ruas circundantes.

Poster > várias ruas de Xabregas e Marvila, Lisboa > 16 jun-19 jun, qui-dom 0h-24h