Promovendo os intercâmbios artísticos com os países de expressão ibérica e as novas dramaturgias, a identidade do Festival Internacional de Expressão Ibérica (FITEI) está bem vincada nesta 39ª edição, com uma representação chilena que não desdenha a discussão política. Veja-se El Señor Galindez, uma produção do Teatro Amplio, a invocar os 40 anos do golpe de estado no Chile, que sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto nos dias 15 e 16. Ou, a fechar o cartaz, no dia 19, no Cine-Teatro Constantino Nery, Los Millionarios, a comédia negra do Teatro La Maria sobre a causa do povo indígena Mapuche, que luta pela recuperação do seu território ancestral, outro tema “quente” no país. Para Gonçalo Amorim, o diretor artístico do festival, “na Europa somos mais conservadores, ao passo que na América Latina não receiam apresentar um teatro político”.
O tema principal da 39ª edição do FITEI será a cenografia, aproveitando para refletir sobre “a forma como as condições económicas se refletem na maneira como fazemos espetáculos”, adianta Gonçalo Amorim. O festival quer mostrar como, neste contexto adverso, surgem propostas artísticas interessantes, sem grande aparato cenográfico. “Temos espetáculos de natureza muito diferente e por vezes são elementos como a luz e o som a contribuir para a sua plasticidade”, sustenta Gonçalo Amorim. É o caso de Sal, do Teatro do Frio, um solo de teatro-dança criado e interpretado por Catarina Lacerda a partir da obra de Mário de Sá-Carneiro, que passa pelo Mosteiro São Bento da Vitória, dias 4 e 5, sábado e domingo. Já em Las Ideas, do argentino Federico León, o público acompanha a troca de ideias sobre uma mesa de pingue-pongue, transformada em mesa de trabalho dos artistas (dias 1 e 2, quarta e quinta, no Teatro Nacional São João). Destaque-se também a versão de Pirandello da companhia mala voadora, que conquistou, em 2016, o prémio de melhor cenografia, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores, em cena no Teatro Municipal Rivoli, dias 3 e 4, sexta e sábado. Há ainda quem, como Cláudia Dias em Segunda-feira: Atenção à Direita, dê o corpo à luta e faça a singular reconstituição de um combate de boxe, com o ringue a instalar-se no Rivoli, dias 10 e 11.
Para dar largas ao tema da cenografia, o programa do FITEI inclui conversas pós-espectáculos, workshops, masterclasses, exposições e seminários, feitos em parceria com a Associação Portuguesa de Cenografia.
FITEI – Festival Internacional de Expressão Ibérica > T. 22 208 2432 > 28 mai-19 jun
Las Ideas > TNSJ, Pç. da Batalha, Porto > T. 22 340 1910 > 1-2 jun, qua-qui 21h > €16
Pirandello > Teatro Municipal Rivoli, Pç. D. João I, Porto > T. 22 339 2201 > 3-4 jun, sex 21h30, sáb 19h > €7,50
Sal > Mosteiro de S. Bento da Vitória, R. S. Bento da Vitória T. 22 332 0419 > 4-5 jun, sáb-dom 21h > €10
Segunda-feira: Atenção à Direita > Teatro Municipal Rivoli, Pç. D. João I, Porto > T. 22 339 2201 > 10-11 jun, sex 21h30, sáb 19h > €7,50
A Noite Canta > Teatro Municipal Campo Alegre, R. das Estrelas, Porto > T. 22 606 3000 > 11 jun, sáb 21h30 > €7,50
El Señor Galindez > Teatro Carlos Alberto, R. das Oliveiras, 43, Porto T. 22 340 1910 > 15-16 jun, qua-qui 21h > €10
Los Millionarios > Cine-teatro Constantino Nery, Av. Serpa Pinto T. 22 939 2320 > 19 jun, dom 21h30 > €7,50