Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Um imenso património

Visão Se7e

  • 333

Habituamo-nos apenas a vê-lo, mas já é possível visitar o Mosteiro da Serra do Pilar, em Gaia

O plano andava a alguns anos a ser tecido entre a Direção Regional de Cultura do Norte e o Estado-Maior do Exército.



Havia uma vontade conjunta de abrir ao público o mosteiro, entregue aos militares no século XIX, mas intensamente classificado é Património Mundial da Humanidade; imóvel de Interesse Público; Monumento Nacional (a Igreja e o Claustro).



Visitas não lhe faltam, mas ficam-se pelo miradouro em frente, com aquela que é provavelmente a melhor vista do Porto.



A partir deste sábado será possível espreitar o interior daquele curioso edifício de forma circular, traçado por Diogo de Castilho e João de Ruão, edificado em 1538.

 

 

A visita é pequena, mas contempla uma interessante parte do interior do mosteiro, nomeadamente o belíssimo claustro redondo, como só se conhece mais um da Península Ibérica, o do Palácio de Carlos V, no Alhambra (Granada); a igreja, também redonda, com talha setecentista, e o zimbório.



A abertura ao público tem, no entanto, mais uma finalidade, estratégica, arquitetada a pensar nos turistas. As duas salas por que passa o visitante antes de alcançar o claustro recebem uma espécie de montra do património cultural da região Norte.

Numa sala abobadada passará um filme em quatro línguas de dez minutos sobre os quatro pontos do Norte que são Património Mundial: os centros históricos do Porto e Guimarães, o Douro vinhateiro e as gravuras rupestres de Foz Coa.





MOSTEIRO DA SERRA DO PILAR, VILA NOVA DE GAIA

Ter-Dom 9h30-17h30.

€1 Visitas guiadas ao zimbório e à igreja Horário e preço a definir