Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Da rádio para a televisão: ‘Prova Oral’, de Fernando Alvim, agora também na RTP1

TV

Prova Oral, programa de Fernando Alvim na Antena 3, estreia-se na RTP1 com o cantor Nel Monteiro e outro convidado surpresa. Para ver, a partir desta terça, 12, ao final da noite

Há 20 anos no ar na Antena 3, o programa Prova Oral, de Fernando Alvim, ganha espaço na programação do canal 1 da RTP

Há 20 anos no ar na Antena 3, o programa Prova Oral, de Fernando Alvim, ganha espaço na programação do canal 1 da RTP

Marcos Borga

Ao final da tarde, quem vai no carro a ouvir a Prova Oral na rádio Antena 3, sabe que tudo pode acontecer e qualquer conversa com Fernando Alvim pode descambar para assuntos triviais como sexo, por exemplo. Este “programa para gente nova”, como diz o jingle promocional, que recentemente celebrou o seu 20.º aniversário, vai manter-se no ar, com as emissões de segunda a sexta-feira, entre as 19 e as 20 horas. A grande novidade acontece já a partir desta terça-feira, 12, com a Prova Oral na televisão, ao final da noite na RTP1. “Vamos adaptar o formato da rádio à realidade televisiva, pois não faz sentido ser igual ao original”, explica Alvim.

Gravado e sem público presente, em estúdio, Fernando Alvim estará sempre acompanhado por uma das duas colegas de apresentação, Xana Alves ou Catarina Moura. O seu registo descontraído será igual ao do programa de rádio, e esta Prova Oral televisiva, num cenário acolhedor, com sofás, será um talk show que não exclui ninguém do painel. A presença do cantor Nel Monteiro no primeiro programa já está confirmada, mas haverá outro convidado surpresa que se mantém em segredo. “Tentaremos que não seja mais do mesmo, que seja diferenciador. Valerá sobretudo pela importância que damos à conversa, o nosso grande ADN. O nosso foco é o convidado ter tempo para falar”, acrescenta Fernando Alvim.

Numa altura em que “a rádio tem novas oportunidades para se expandir e novos formatos de negócio para aproveitar”, como explica o diretor da Antena 3, Nuno Reis só espera que na televisão o programa termine a tempo e horas, pois na rádio Fernando Alvim vai sempre além do limite.

Prova Oral > RTP1 > Estreia 12 fev, ter 23h45