Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Na minissérie “Escape at Dannemora”, todas as regras foram quebradas

TV

Nesta minissérie, Ben Stiller, aqui como realizador e produtor-executivo, questiona as fragilidades do sistema prisional norte-americano. Escape at Dannemora estreia neste domingo, 25, no canal TV Séries

Patrícia Arquette interpreta uma mulher que vê a sua vida desmoronar-se, após envolver-se na fuga de dois detidos

Patrícia Arquette interpreta uma mulher que vê a sua vida desmoronar-se, após envolver-se na fuga de dois detidos

DR

Irreconhecível. Com mais 20 quilos, um ar desmazelado, uns óculos com lentes grossas e uma dentadura que lhe muda as feições, assim está Patricia Arquette (a atriz protagonista da série Medium e do filme Boyhood, com o qual venceu o Oscar de Melhor Atriz Secundária), agora no papel de cúmplice de dois presos que conseguem escapar da prisão. A história principal é deles, mas um dos aspetos mais impressionantes de Escape at Dannemora é mesmo a personagem Tilly Mitchell. Com 51 anos e casada há 21 com o mesmo homem, funcionário da cadeia, ela tem uma relação privilegiada com os presos, não só porque também trabalha na prisão, como supervisora da alfaiataria, mas também porque mantém relações sexuais com os detidos, numa espécie de triângulo amoroso, sem qualquer tipo de afeto, tal como mostram as cenas mais ousadas e cruas.

Fugas da prisão não são uma novidade nos argumentos de ficção. Basta recordar Os Condenados de Shawshank (1994), de Stephen King, ou Prison Break, blockbuster que, pelo menos durante as quatro primeiras temporadas (2005-2008), prendeu muitos espectadores em frente ao televisor. A diferença – e a mais-valia – desta produção é que se trata de uma história real. Condenados a 25 anos de prisão, Richard Matt, pelo assassínio e sequestro do seu antigo patrão, e David Sweat, pela morte de um polícia, no verão de 2015, conseguem evadir-se da prisão de alta segurança, em Dannemora, no estado de Nova Iorque. Os meses que antecederam a fuga, com todos os pormenores da vivência na cadeia, e a busca ao longo de três semanas, que custou 23 milhões de dólares ao Estado norte-americano, são contados nesta minissérie policial, de sete episódios, com Ben Stiller, ator associado sobretudo a comédias (Zoolander, À Noite, no Museu, Um Sogro do Pior), agora na realização e produção executiva.

Ao desempenho notável de Patricia Arquette juntam-se os atores Benicio del Toro (Traffic, 21 Gramas) e Paul Dano (Haverá Sangue, Love & Mercy) que também merecem um aplauso de pé.

Escape at Dannemora > Estreia 25 nov, dom 23h > TV Séries