Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Poder feminino na sexta, e última, temporada de House of Cards

TV

A personagem de Robin Wright toma as rédeas de uma série polémica desde o início. Pela primeira vez, os EUA vão ter uma mulher como Presidente – mas só na ficção. A sexta e última temporada de House of Cards estreia-se esta sexta, 2, no canal TVSéries

D.R.

Frank Underwood, 46º Presidente dos EUA, papel desempenhado por Kevin Spacey na série House of Cards, está morto. Onda de choque, já que o ator foi afastado, depois de o seu nome ser envolvido em polémicos casos de assédio e de abuso sexual. Agora é com uma postura solene que a sua mulher, e nova Presidente, Claire Underwood, interpretada pela atriz Robin Wright, promete “dizer a verdade”.

Nesta sexta e derradeira temporada, os primeiros 100 dias da sua presidência são difíceis. “Perdi o meu marido quando estávamos prestes a celebrar três décadas juntos”, e “o que quer que Frank tenha dito, nos últimos cinco anos, não acreditem numa só palavra” – personagem e ator totalmente descredibilizados, num único trailer.

Há três semanas, no programa The Late Show, de Stephen Colbert, a atriz texana assumia o seu desconhecimento sobre política. “Sou a primeira mulher a ser Presidente dos Estados Unidos da América e não sei nada de política, só conheço o seu lado negro.” “A Claire vai ter de fazer amigos para criar inimigos.”

O despedimento de Kevin Spacey terá sido o episódio mais dramático da série original da Netflix, a primeira de uma plataforma de streaming a vencer os Emmy, mas as decisões da produção quanto ao seu desfecho já estavam tomadas mesmo antes da polémica. Na entrevista, Robin Wright conta que “o arco da narrativa teria sido o mesmo... Desde o final da quinta temporada, quando Claire olha para a câmara e diz: ‘É a minha vez’.”

Nestes últimos episódios, com estreia em exclusivo no TVSéries e, em simultâneo, nos EUA, o papel de Claire como líder será o caminho a explorar. Resta saber como lidará com as questões políticas do país, já que tem um assassínio no cadastro.

Veja o trailer de sexta temporada de House of Cards

House of Cards (T6) > TVSéries > Estreia 2 nov, sex 24h > emissão sáb 22h