Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

À prova, no novo 'Código Panda'

TV

  • 333

O primeiro concurso do canal Panda é uma produção portuguesa que aposta forte no digital e na realidade aumentada. Código Panda começou a a ser transmitido esta segunda-feira, dia 17

Cláudia Semedo, a Doutora Marta de O Panda e os Amigos, vai ser a apresentadora do novo concurso

Cláudia Semedo, a Doutora Marta de O Panda e os Amigos, vai ser a apresentadora do novo concurso

Mudam-se os tempos, adaptam-se os conteúdos. Há 20 anos, quando o Canal Panda começou a emitir em Portugal, nenhuma criança tinha telemóvel, tablet ou internet. Na última meia dúzia de anos, o acesso aos gadgets e às redes sociais intensificou-se de tal forma que estes são agora presença obrigatória até nos programas de televisão. Em tempo de aniversário, o Panda quis surpreender o seu público, que varia entre os quatro e os 14 anos, “oferecendo um twist ao formato de concurso tradicional”, explica Isabel Mimoso, diretora do canal. Por isso, agradou-lhes bastante a proposta da SP Entertainment, produtora que aposta forte na componente digital. Para Isabel Mimoso, “ter a validação dos pais é uma prioridade” e essa é a razão pela qual a diretora do canal viu com bons olhos que as equipas participantes fossem formadas por um adulto e duas crianças, que tanto podem ser familiares como amigos.

Código Panda, a 22ª produção própria que se estreia na próxima segunda, às 19 e 30, é composto de três provas. Na primeira, “Quem diz é quem sabe”, os mais velhos podem ajudar a responder a uma ronda de perguntas de cultura geral. Já em “O Panda Manda”, são as crianças que tratam dos insufláveis, puzzles ou tabuleiros, numa prova cronometrada de modo a passar à ronda final com os melhores tempos. Na prova final, “O Código Panda”, só as crianças vão entrar num cubo mágico, onde, com a ajuda de um tablet e de uma aplicação de realidade aumentada, terão de descobrir, entre os diversos brindes, as letras que decifram a palavra do código do dia.

A apresentação do concurso fica a cargo de Cláudia Semedo, uma cara já conhecida dos mais novos, que em O Panda e os Amigos interpretava a Doutora Marta, a veterinária do bairro. “Ela tem muita empatia com o público infantil. Cria um clima de confiança com as crianças e desenvolve uma química forte”, descreve Isabel Mimoso.

Código Panda > estreia 17 out, seg 19h30 > qua, sex 7h, 19h30 > sáb 12h > a app Código Panda pode ser descarregada gratuitamente (iOS e Android) aqui