Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Tudo à grande, como na América

Visão Se7e

  • 333

Abriu, no Via Catarina, Porto, a mais recente loja de produtos americanos. Embalagens de um quilo e meio de M&Ms, comida fácil de preparar, manteiga de amendoim em abundância...

Não admira que haja gente a tirar fotografias junto das prateleiras da nova loja do Shopping Via Catarina, a Liberty American Store. Ali, qualquer um se sente turista, acabado de aterrar em solo americano. Pegar numa das embalagens de um quilo e meio de M&Ms é quase um ato instintivo! E elas estão bem visíveis logo à entrada.

Primeiro, dão nas vistas pelo tamanho, depois, pelos sabores: manteiga de amendoim, menta, framboesa, coco... Embalagens com tamanho XL é, aliás, o que não falta, de chocolates, rebuçados, cereais ou até de elixir bocal.

Suscitam reações engraçadas os produtos expostos nas prateleiras da loja, enquadrados por imagens de Nova Iorque, e os donos já se habituaram a elas: "É natural, as pessoas encontram aqui os produtos que veem nos filmes e séries americanas", comenta Alexandre Ramalho.

Há massa para cozinhar os famosos brownies; marshmallows para assar; bolachas de ir ao micro-ondas, cujo recheio se ativa com o calor; massa de panquecas, para fazer aquelas altas e fofas, a que só é preciso juntar água e, claro, xaropes para deitar por cima delas, como o clássico, com sabor a caramelo. "Em todos os produtos se vê o sentido prático americano. Os produtos ou estão prontos a comer ou quase", diz-nos outra sócia, Fátima Santos. Damos, então, de caras com as sopas a que só é preciso juntar água ou levar ao micro-ondas, como as Campbell's.

Há macarrão com queijo que obedece ao mesmo princípio, uma variedade de molhos, pão ralado com sabor a alho ou molho italiano, Pringles que sabem, por exemplo, a mel ou a pizza! E o Nesquick de morango também anda a fazer furor.

Nas bebidas, há a Dr Pepper, cola com 23 sabores diferentes e a verdadeira Coca-Cola que nos garantem não ser como a que se vende por cá: "Não é tão doce e o gás não é tão forte", diz Fátima. Nos Açores, a loja não é novidade, existe desde 2005, criada pela empresa Island Import que, já há 20 anos, importa produtos americanos para distribuição grossista.

Em Lisboa, abriu um estabelecimento há poucos meses e, no Norte, espera-se que ainda este ano abram mais três: em Coimbra, Braga e Vila Nova de Gaia.



LIBERTY AMERICAN STORE

Shopping Via Catarina, Piso 1, Porto

T. 22 208 1939.

Seg-Dom 10h-21h