Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Sempre a rolar...

Visão Se7e

  • 333

Em Vila Nova de Gaia, há bolas de berlim de chorar por mais

O ar, apetitoso, podia ser apenas da fotografia... Mas não é. As bolas de berlim da Confeitaria Jovi, em Vila Nova de Gaia, são mesmo um consolo tanto para a vista como para o paladar.

Por fora são estaladiças, sem pinga de óleo e com açúcar granulado a envolvê-las. Por dentro, escondem uma massa suave, fofa, que há quem compare à do pão-de-ló.

Se pedir sem creme, Alcino Valga, o dono, conhecido em Francelos como Sininho da Igreja, porque quando era miúdo "ajudava à missa" é capaz de servir as bolas fatiadas, tipo bolo, e aí dá para apreciar melhor o tom, clarinho, da massa. Mas dispensar o recheio seria perder uma parte importante do todo. "O creme é uma lambarice", diz-nos Sininho.

E de facto... Ele só vende. As autoras daqueles esféricos que os jogadores do Porto asseguram-nos tanto gostam, são as tias, na casa dos 70 e dos 80 anos, que as confecionam manualmente as bolas e as natas, companheiras de vitrina, que também merecem uma dentada.

Com a época balnear a arrancar, talvez seja uma boa ideia levar as bolas para a praia (muita gente o faz).... Pelo menos para a de Francelos, que fica a pouco mais de dois quilómetros dali. Nesse caso, cuidado com a digestão... Há clientes que não se ficam por uma, comem às três e quatro de enfiada. Sempre a rolar, portanto...





CONFEITARIA JOVI

Av. de Francelos, 334, Lj. A, Francelos, Vila Nova de Gaia

T. 22 762 3645

Ter-Dom 7h-20h