Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O Gosto dos Outros: Ana Seixas

Sair

Num atelier no Porto, a ilustradora Ana Seixas desenha o que a inspira em diferentes formatos e dá cor a livros para crianças. Aqui, revela descobertas e lugares de sempre

Lucilia Monteiro

1. Aldeia de Cerdeira, Lousã
Este ano, passou duas semanas nesta aldeia serrana, com pouco acesso à internet e ao mundo real, para trabalhar no barro e estar sozinha. “Espero poder repetir. É um sítio maravilhoso para descansar do rodopio da cidade, respirar ar puro, desacelerar e criar. Recomendo.”

2. Livraria Gigões & Anantes, Aveiro
Sobre esta livraria, na cidade onde estudou Design, diz: “Podemos até nem encontrar algum título ou autor específicos, mas o difícil é escolher o que se traz para casa. Tem uma seleção ótima. De visita obrigatória, para pequenos e grandes.”

3. Gelados da Emanha
“Não devo ter variado muito nos sabores (limão e morango), mas comi muitos gelados nesta geladaria, quando era miúda e passava as férias de verão na Figueira da Foz. Ainda não encontrei outros que me satisfizessem da mesma maneira…”

4. “Romance”, de Blexbolex
“É uma obra complexa, desde a engenhosa narrativa à execução gráfica, contrastada com a simplicidade de ter apenas uma palavra e uma imagem em cada página, com atmosferas densas e misteriosas. Sou fã deste autor!”

5. Parque do Fontelo, Viseu
Neste jardim, fazia piqueniques com as irmãs e o pai, ao sábado de manhã, enquanto a mãe estava a trabalhar. “Sentávamo-nos no parque de merendas, com mesas e assentos frios de granito, e comíamos empadas e croquetes”, recorda. “É um sítio misterioso, uma mata densa e húmida, onde os sons e os cheiros são inconfundíveis.”

6. Praia da Memória, Perafita
Foi das melhores descobertas no último ano. “Fica fora da confusão das praias de Matosinhos e Leça. Provavelmente não a vão encontrar em nenhuma lista das melhores praias de Portugal, mas aquelas rochas cheias de algas e os laguinhos que se revelam na maré baixa são uma delícia.”