Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O Gosto dos Outros... António Jorge Gonçalves

Sair

O ilustrador, autor de BD e cartoonista traça aqui as suas preferências. Em novembro, vai estar no Capitólio, em Lisboa, a desenhar em tempo real no solo Onde é que Eu Ia?, de Nuno Artur Silva

Rita Carmo

1. Exposição “Vida? Ou Teatro?”, em Lisboa
Até 11 de agosto no CCB, é um conjunto “impressionante e sensível” de guaches que Charlotte Solomon pintou e escreveu em modo autobiográfico, deixadas a uma amiga poucos dias antes da sua deportação para Auschwitz. “A minha novela gráfica preferida de sempre.”

2. Disco “Ocre”

Destaca o novo disco de Filipe Raposo: “Para mim é como uma viagem até às grutas do paleolítico, onde encontramos os nossos fantasmas primordiais...”

3. Praia da Adraga, em Sintra
O passeio pelas falésias da Adraga até ao cabo da Roca é um ritual regular de sanidade mental. “Dali, vê-se melhor e as coisas parecem estar todas em perspetiva.”

4. Rio de Janeiro, Brasil
É como uma segunda casa para António Jorge Gonçalves. “É paraíso e inferno ao mesmo tempo, com geografia deslumbrante, artistas carismáticos, a maior festa pagã do mundo e um abismo social vertiginoso. O Rio parece resumir o nosso planeta em todo o seu esplendor e em toda a sua miséria.”

5. Livro "Fernão de Magalhães"

A biografia que Stefan Zweig escreveu sobre o navegador português lê-se como um empolgante livro de aventuras. “Está lá tudo acerca do que foi o expansionismo português.”

6. Social B, em Lisboa
Na Rua da Boavista, o bar do Micas, “uma das pessoas que construíram a noite lisboeta tal como a conhecemos hoje”, é ponto de encontro obrigatório, “com boa música e petiscos deliciosos que cruzam a cozinha moçambicana e a portuguesa”.