Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O Gosto dos Outros: Vanessa Teodoro

Sair

Ilustradora e street artist, Vanessa Teodoro personalizou recentemente carteiras e objetos da casa francesa Louis Vuitton. Os lugares e as paixões da luso-sul-africana conhecida por The Super Van

Diana Tinoco

1. Cidade do Cabo, África do Sul
Vanessa Teodoro nasceu na Cidade do Cabo e foi lá que viveu até aos 10 anos. “É a minha cidade especial. Sempre que lá vou, sinto-me um pouco mais completa (além de ser uma das cidades mais bonitas do mundo!)”, conta.

2. China
No último ano, Vanessa esteve três vezes na China, em trabalho. “Obrigou-me a sair da minha zona de conforto. Independentemente da cidade para onde vou, é sempre uma aventura e um choque cultural brutal. Faz-me ver o mundo com novos olhos. Faz-me crescer como artista e como pessoa.”

3. Copenhagen Coffee Lab, Lisboa
Quando não lhe apetece estar sozinha no atelier, vai até ao Copenhagen Coffee Lab, em Alcântara. Muda de ares, bebe um chai latte, responde a emails. “Na realidade, é como se fosse uma amostra do meu atelier, porque as paredes estão cheias das minhas peças”, diz.

4. Ramen
Podia comer ramen dia sim, dia sim: “As minhas viagens à China ajudaram-me a apreciar o prato que nos aquece a alma.” Em Lisboa, recomenda o do Panda Cantina e o do Afuri

5. Cerâmica
Em 2017, com umas peças de barro branco (“homenagem à Frida Kahlo”), iniciou-se no mundo da cerâmica, onde descobriu um hobby que diz ser “terapêutico”. “Todo o processo demora imenso tempo e, como a paciência nunca foi o meu forte, digamos que foi o meu momento wax on, wax off [de reequilíbrio].”

6. “Art is for the brave”
É o lema de Vanessa Teodoro. Ou seja, a arte é para os audazes. “Para podermos criar verdadeiramente, temos de mostrar ao mundo o que vai cá dentro”.