Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O Gosto dos Outros ... Nuno Carinhas

Sair

Neste final de 2018, retira-se da direção do Teatro Nacional São João. Pintor, cenógrafo, figurinista e encenador, a sua personalidade artística deixará marcas no Porto

Susana Neves

1. Uma Noite no Futuro
Misturando obras de Gil Vicente e de Samuel Beckett, Carinhas despediu-se, em dezembro, da direção artística do Teatro Nacional São João, com o espetáculo Uma Noite no Futuro. "Gil Vicente tem uma escrita muito contemporânea, além de nos dar retratos que são, ainda hoje, muito identificáveis da cultura portuguesa."

2. Javier Marías
Considera o escritor espanhol Javier Marías o guionista das paixões. Quer reservar tempo para ler, sem paragens, Berta Isla.

3. Livraria Poetria, Porto
Gosta de visitar aquela que considera "a mais pequena e atraente livraria do Porto". "Com tantos títulos dedicados, sobretudo, à poesia e ao teatro, trata-se de uma raridade, de um ato de resistência. É uma livraria extraordinariamente dinâmica e dá-me sempre vontade de trazer um saco cheio de livros."

4. Bocca, Porto

No restaurante da Foz do Porto, recomenda uma pizza de forno - e a vista, claro.

5. Mnémosyne
Na agenda de Nuno Carinhas está um lembrete para ver o espetáculo Mnémosyne, do demiurgo Josef Nadj, que estará em cena de 17 a 22 de janeiro, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto. "É um dos artistas mais completos da Europa, porque, sendo um homem da dança, domina outras artes, da fotografia a escrita, e todos os seus espetáculos são originais, verdadeiros atos poéticos."

6. Cacela Velha, Vila Real de Santo António
Nuno Carinhas não se importava de adiantar o relógio até ao próximo verão. Imagina-se em Cacela Velha, a ver um pôr do Sol, na ria Formosa. "Não gosto de praias muito mobiladas, e Cacela ainda nos surpreende por isso."