Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Livros e vinhos à lareira durante três dias, em Viseu

Sair

À quarta edição, o Festival Literário Tinto no Branco e o salão Vinhos de Inverno voltam a cruzar literatura, teatro e gastronomia, entre esta sexta e domingo, dias 7 a 9, no Solar do Vinho do Dão, em Viseu

A escritora inglesa Joanne Harris é uma das convidadas deste ano

A escritora inglesa Joanne Harris é uma das convidadas deste ano

Awakening

1. Autores convidados

Pelo Festival Literário de Viseu vão passar, nesta quarta edição, a inglesa Joanne Harris, autora do best-seller Chocolate (sáb, 8, 16h), o escritor francês Olivier Rolin (sáb, 8, 17h), além de dois Prémios Camões: o escritor moçambicano Mia Couto (dom, 9, 16h) e o cabo-verdiano Germano de Almeida, que se junta a Francisco José Viegas para uma conversa que cruza literatura e gastronomia (dom, 9, 17h). O encontro conta ainda com o poeta e ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente.

2. À volta dos livros

No festival será apresentado Momentos de Vida, de Irene Tolo de Castro (sáb, 8, 19h), e o romance 1640, da escritora e antiga professora de Português e Literatura Deana Barroqueiro (dom, 9, 15h). No Solar do Vinho do Dão vão funcionar, em permanência, uma livraria e um alfarrabista.

3. Conversas

“Precisamos mesmo de 24 frames para dizer tudo o queremos?”, é a pergunta que dá mote à conversa entre o realizador António Pedro-Vasconcelos e o músico Pedro Abrunhosa (sáb, 8, 18h), com moderação de Júlio Magalhães. Literatura e teatro marcam o encontro entre Ricardo Pais e Daniel Jonas (sáb, 8, 15h), sob o tema “Será Shakespeare o melhor escritor de sempre?”, moderado por Jorge Sobrado.

4. Vinhos

A acompanhar o festival literário está o Vinhos de Inverno, que reúne produtores do vinho do Dão num salão de provas, onde não falta uma mostra de produtos da região. O programa inclui workshops vínicos (8-9 dez, sáb 16h, 18h, dom 16h, €10) e uma conversa em que os enólogos Mafalda Perdigão, Rafael Formoso, Rui Mateus, Filipa Costa, José Oliveira e João Cunha vão sugerir seis vinhos para acompanhar com outros tantos livros (sáb, 8, 19h).

5. O poder das palavras

Têm a duração de duas horas e meia, as duas oficinas para adultos: de escrita criativa, com Filipa Melo (sex, 7, 10h), na Biblioteca Municipal de Viseu; de tradução, com Nuno Quintas (dom, 9, 10h), no Solar do Vinho do Dão. Na Tua ou na Minha Língua é o nome do espetáculo (sex, 7, 21h30) que junta escritores de diferentes geografias: os portugueses Maria João Coutinho e Matias Gomes, Anna Kalimar (Roménia), Joost Oomen (Holanda), Xénon Cruz e Matías Candeira (Espanha). Já Isaque Ferreira e Rui Spranger voltam a ler poesia na Sala da Lareira (sáb, 8, 21h30).

6. Música

As três noites do festival encerram com música: na sexta, 7, com Luís Severo (22h30); no sábado, 8, será a vez do compositor Pedro Duvalle com Inês Santos (18h) e dos Dead Combo (22h30) subirem ao palco; e no domingo, 9, ouvir-se-á a banda de rock Aurora Brava (18h). O final de cada noite será animado com um Dj set.

7. Para crianças

A leitura de um poema é o ponto de partida para a sessão infantojuvenil Das Ideias às Palavras, das Palavras aos Versos, com Raquel Patriarca (sáb, 8, 16h30). Este ano, reforçaram-se as oficinas no Espaço Dão Petiz: de modelagem (sex, 7, 19h), de pinturas faciais (sáb, 8, 19h) e de pintura em aguarela (8-9 dez, sáb 21h, dom 16h). O espetáculo infantil Mariela (dom, 9, 15h) fecha o programa para crianças.

Festival Literário Tinto no Branco e Vinhos de Inverno > Solar do Vinho do Dão, R. Aristides Sousa Mendes, Viseu > Inf: 92 799 6607 > 7-9 dez, sex-dom 10h-24h > grátis