Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Estoril Classics Week: carros, motas e campeões, num fim de semana único à velocidade dos clássicos

Sair

A partir desta sexta-feira, 5, e até domingo, 7, vai fazer-se história no Estoril. Pela primeira vez, dentro e fora do Autódromo, decorrem várias provas de clássicos como o Rally de Portugal Histórico, a Fórmula 1 Classic, a World GP Bike Legends ou a Historic Endurance, numa iniciativa nunca antes realizada, nem em Portugal, nem no mundo. E com um extra: tem entrada gratuita

Para quem gosta de desporto motorizado e principalmente de automóveis e motas clássicas é impossível resistir à Estoril Classics Week. Durante três dias, a partir desta sexta, 5, e até domingo 7, esta iniciativa pioneira vai reunir cinco das mais importantes provas de clássicos: Rally de Portugal Histórico, Concurso de Elegância ACP, Fórmula 1 Classic, World GP Bike Legends e Historic Endurance. Os concursos e provas decorrem em locais emblemáticos da região, do Autódromo aos jardins do Casino Estoril, com passagem pela serra de Sintra. À exceção da zona do paddock, no autódromo, para onde é preciso adquirir bilhete, tudo o resto é gratuito, incluindo os shuttles disponibilizados pela organização para transportarem os fãs entre os vários pontos.

A primeira edição desta iniciativa é da responsabilidade da Associação de Turismo de Cascais dirigida por Duarte Nobre Guedes, ex-piloto de ralis. “Há cerca de cinco anos que andava a pensar nisto. A ideia é tirar partido das condições do Estoril, Cascais e Sintra, a única região do mundo em que houve, no passado, Campeonatos do Mundo de Fórmula 1, de Rali, Moto GP, Protótipos e Concursos de Elegância. Torna-se um evento único no mundo pelo facto de conseguir congregar essas modalidades todas”, explica Duarte Nobre Guedes. E vai mais longe: “No fundo, o que pretendemos é tornar-nos o primeiro destino para os amantes dos clássicos, ao conseguir reunir este conjunto de modalidades que, em outros lugares do mundo, como em Le Mans ou Monte Carlo, só existem em separado.”

Wayne Gardner, campeão do mundo de 500 cc, é uma das estrelas da Estoril Classics Week

Wayne Gardner, campeão do mundo de 500 cc, é uma das estrelas da Estoril Classics Week

Carros, motas e campeões

Pôr de pé a Estoril Classics Week não foi tarefa fácil, mas também não se esperava o contrário, quando num só fim-de-semana, se vai poder ver em pista Wayne Gardner, Freddie Spencer e Phil Read, ex-motociclistas e campeões de motociclismo nos 500 cc – agora os pilotos correm com motos de 1000 cc afinadas com muita tecnologia. Ou assistir às manobras de Stig Blomqvist e Massimo 'Miki' Biasion, nas especiais noturnas do Rally de Portugal Clássico na Serra de Sintra, por onde passam esta sexta, 5, numa etapa histórica. Aliás, Miki Biasion, ex-piloto de rali, duas vezes campeão do mundo, comemora este ano o 30º aniversário da sua primeira vitória no Rali de Portugal, prova que venceu aos comandos de um histórico Lancia Delta Integrale. Esta máquina e o Audi Quattro de Blomqvist vieram de propósito da fábrica da Audi e da Lancia para este rali. "Quando falamos de clássicos as vedetas são os carros e as motas", diz Duarte Nobre Guedes. Também o mítico F1 da Mc Laren com que James Hunt se sagrou campeão passará pela pista do Autódromo do Estoril. Aliás, para quem não sabe fica uma curiosidade: a primeira vitória na Fórmula 1 do célebre piloto brasileiro Ayrton Senna, três vezes campeão do mundo, foi em 1985, precisamente na etapa do Estoril.

No total a Estoril Classics Week conta com cerca de 300 participantes - entre pilotos e organização. Quanto a visitantes, o presidente da Associação de Turismo de Cascais conta encher o Autódromo, ou seja, cerca de 30 mil pessoas. Estão reunidos os ingredientes para um fim de semana único, repleto de adrenalina, e não deverá, pois, desperdiçar a oportunidade. Afinal, foi preciso compatibilizar a agenda dos calendários internacionais, super lotados, e ainda juntar tudo num só fim de semana, para se poder usufruir desta primeira edição da Estoril Classics Week, única em Portugal e no mundo.

Miki Biasion, duas vezes campeão do mundo de ralis, junto ao Lancia Delta Integrale

Miki Biasion, duas vezes campeão do mundo de ralis, junto ao Lancia Delta Integrale

Estoril Classics Week > vários locais, Estoril, Cascais e Sintra > até 7 out > grátis; paddock €10 e €20 (limitado a 3000 bilhetes)