Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Pallco, uma escola de artes para todos

Sair

No primeiro conservatório de dança e de música do Porto, além do ensino oficial, há cursos livres para crianças e adultos

Nos concursos internacionais, as alunas ficaram conhecidas como as Oporto Girls, tal o prestígio da Oporto Ballet School, distinguida em 2016 como a melhor escola europeia de dança, pelo Youth America Grand Prix. Os resultados alcançados em 15 anos levaram Sofia Marques dos Santos, a diretora, a acreditar que era possível (e desejável) crescer. A 19 de abril, inaugurou o Pallco, o primeiro conservatório de dança e de música do Porto, com cursos oficiais do 5º ao 12º ano, mas também com cursos livres, nomeadamente de teatro musical, em que o cruzamento entre as diferentes áreas artísticas será estimulado. “Queremos preparar artistas versáteis, porque o mercado assim o exige”, defende Sofia, ela própria antiga bailarina profissional, com participações em criações clássicas e contemporâneas.

Nas novas instalações, na zona da Prelada, “a arquiteta Alexandra Borges pegou numa nave industrial vazia e fez magia”, sublinha Sofia Marques dos Santos. Manteve-se a atmosfera industrial e, à rudeza do ferro, foi contraposta a nobreza da madeira. Há estúdios de dança e de música, salas polivalentes e um auditório com 200 lugares, muita luz natural, além de um enorme jardim.

As alunas relaxam no espaço lounge do Pallco

As alunas relaxam no espaço lounge do Pallco

Lucilia Monteiro

Um dos quatro estúdios de dança do Pallco

Um dos quatro estúdios de dança do Pallco

Lucília Monteiro

Entre os cursos livres de música, a partir dos três anos e sem limite de idade, haverá o ensino de instrumentos, da harpa ao contrabaixo, do acordeão à bateria. Quanto à dança, haverá aulas de ballet clássico, dança contemporânea e jazz, entre outros estilos. Já o teatro musical combinará música, dança, canto e representação. E foi também criado o Pallco Fit, com modalidades como Pilates, ioga, salsa, tai chi, dança contemporânea e ballet para adultos, entre outras. Uma escola de artes aberta a toda a comunidade.

Pallco > Trav. da Prelada, 516, Porto > T. 22 606 2057 > seg-sex 8h-22h, sáb 10h-14h > cursos livres de dança a partir de €30, música €35