Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O Gosto dos Outros... Victoria Guerra

Sair

Os lugares, os interesses e os prazeres da atriz de “Aparição” que, em breve, também será Snu Abecassis na série de televisão “Três Mulheres”

1. Feira de Estremoz

Acontece todos os sábados de manhã e vende de tudo: frutas, legumes, artesanato, antiguidades... Para Victoria Guerra, a feira de Estremoz recorda- -lhe “a herança mourisca no Alentejo”: “Não consigo sair de lá sem comprar qualquer coisa – e regateio sempre.”

2. Cinemateca Portuguesa, Lisboa

Gosta sempre de destacar a programação da Cinemateca, “ao nível do melhor que se faz lá fora”. “As pessoas que trabalham em cinema têm o defeito de julgar que este se faz na luz, nas câmaras, nos computadores Apple XPTO e até nas redes sociais, mas não, é na Cinemateca Portuguesa que se faz o melhor cinema. Experimentem uma matiné e comprovem-no.”

3. Mercado de Loulé

O Mercado de Loulé é, segundo a atriz, “maravilhoso”, “enche-se de vida com os melhores produtos da região”. E recorda: “Em miúda, costumava ir lá com o meu pai, comíamos bifanas às nove da manhã com os feirantes que, acordados desde as quatro, faziam autênticos banquetes àquela hora. Sempre que posso, passo por lá.”

4. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Tem várias razões, a escolha da Gulbenkian: das mais intelectuais (“o trabalho que o Centro de Arte Moderna faz com artistas portugueses”) às mais hedonistas. Preparou muitas personagens na cafetaria do CAM: “Gosto de ir para lá estudar, imaginar a vida das pessoas com quem ali me cruzo.”

5. Dover Street Market, várias cidades

Adora conhecer o trabalho dos criadores de moda. Em Londres, Nova Iorque ou Tóquio, “tanto faz”. Na verdade, diz, a loja “devia existir em todo o lado”

6. Lux

Ali, confessa, sente-se “em casa”: “Porque gosto de dançar, porque tem os melhores DJ de Lisboa e a melhor vista sobre o Tejo ao amanhecer”