Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Hard Club: Vinte anos de histórias e três dias de festa

Sair

O Hard Club, sala de concertos no Porto, completa duas décadas e preparou três dias de festa para olhar para o passado sem nunca perder o futuro de vista. A abertura cabe a Manel Cruz, seguindo-se a banda O Bom, O Mau e O Azevedo, já esta sexta, 15, no Mercado Ferreira Borges

“Vinte anos é muito tempo e devemos celebrar”, diz David Lobão, programador do Hard Club, a sala de concertos que fez história na marginal de Vila Nova de Gaia, num edifício emblemático que ficou na memória de todos, e que, em 2010, se mudou para o Mercado Ferreira Borges, no Porto. Com o boom turístico da cidade, hoje passam por ali mais de duas mil pessoas por dia e isso mudou a natureza dos espetáculos, juntando aos concertos, as festas, os djs e os desfiles.

Para celebrar este percurso, iniciado a 17 de dezembro de 1997, organizaram-se três dias de festa com vários convidados. A Manel Cruz cabe a abertura das hostilidades, seguindo-se depois O Bom, O Mau e o Azevedo. Nesta sexta-feira, 15, há ainda tempo para o regresso das Rubber Sessions, que trazem de volta o funk e o soul. “São bandas ligadas à antiga sala, mas que continuam a fazer parte da história da música atual”, explica David Lobão. Já no sábado, olha-se para o que “é atual e futuro”, com as atuações dos Orelha Negra, Conjunto Corona e Ermo.

No domingo à tarde, 17, passa o documentário Enterrado na Loucura, com um pedaço da história dos músicos das décadas de 70 e 80, responsáveis pelo movimento punk. 
A fechar, no Conta-me Histórias, os ZEN sentam-se no sofá, para uma conversa e um concerto intimistas. “Vai ser um espetáculo a não perder”, aconselha David Lobão. Imperdível será também a exposição de fotografia com cerca de 50 imagens de histórias do Hard Club, de palco e não só. É que 20 anos é mesmo muito tempo.

O Urban Market, organizado pela Portugal Lovers, tem uma edição especial de aniversário do Hard Club, ficando aberto até domingo, 17, sempre das 11 às 19 horas.

Hard Club > R. do Infante D. Henrique, Porto > T. 22 010 1186 > 15-17 dez, sex 22h, sáb 21h30, dom 15h e 21h30 > €5 a €15