Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Chegou dezembro, chegou o Natal em Lisboa

Sair

A música tradicional da quadra está de volta às igrejas. A partir desta sexta-feira, 1, e até ao próximo dia 17, o Natal em Lisboa convida os lisboetas para uma série de concertos e outras atividades, sempre com espírito natalício

Ilustração de Sebastião Peixoto para esta edição do Natal em Lisboa

Ilustração de Sebastião Peixoto para esta edição do Natal em Lisboa

Sebastião Peixoto

No ano passado, foram seis mil e trezentas, as pessoas que assistiram ao ciclo de concertos do Natal em Lisboa. A iniciativa da EGEAC (empresa de gestão de equipamentos e animação cultural da Câmara Municipal de Lisboa), onde se destacam os espetáculos musicais dedicados à quadra natalícia, repete-se com novidades e novos locais. “Nesta edição alargámos a outras zonas da cidade, como Lumiar, Parque das Nações e Avenidas Novas, não ficámos só pelo centro histórico, o que dá oportunidade a outros lisboetas de também assistirem aos concertos”, explica Joana Gomes Cardoso, presidente da EGEAC.

O Natal em Lisboa começa esta sexta-feira, 1, e prolonga-se até domingo, 17, passando por várias igrejas, como é habitual, e outros locais da cidade. Cabe ao Coro Gospel Collective a inauguração do ciclo de concertos, no sábado, 2, às 21 e 30. O espetáculo decorre na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na Avenida de Berna, uma estreia nesta edição. O encerramento do Natal em Lisboa tem lugar no dia 17, na zona oriental da cidade. A Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, receberá um concerto pouco convencional em que dois agrupamentos, o Coro Juvenil da Universidade de Lisboa e o Coro Ricercare, exploram os vários espaços e sonoridades da igreja.

Nos restantes dias, outros concertos e atividades merecem destaque. “Pela primeira vez será um Natal em Lisboa interconfessional. Juntam-se a nós as comunidades hindu e ismaili”, diz Joana Gomes Cardoso. No sábado, 9, às 19 horas, o Oriental Xmas convida os lisboetas a conhecerem o Templo Radha Krishna e as suas tradições e costumes. A iniciativa organizada pela Comunidade Hindu de Portugal inclui gastronomia indiana e dança ao estilo Bollywood, entre outras atividades. No dia 16, é a vez da Comunidade Muçulmana Shia Imami Ismaili em Portugal abrir as portas do Centro Ismaili de Lisboa (visitas guiadas às 14h, 14h30, 15h). Aqui atuará o Eduardo Paniagua Ensemble, que explora o património da música medieval árabe-andaluza, às 16 e 21 e 30.

Os Vox Angelis atuam na Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha

Os Vox Angelis atuam na Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha

Nos concertos, destaca-se ainda a atuação do Ensemble Vox Angelis, na sexta, 8, às 21 e 30, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha. No feriado de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, assinala-se o fim da digressão do Centenário das Aparições de Fátima deste agrupamento, com obras como a Ária do Anjo Gabriel, de Joseph Haydn, Ave Maria, de Giulio Caccini, e Save Regina, de Giovanni Pergolesi. O Aeroporto Humberto Delgado associa-se novamente ao evento e é no átrio das chegadas que tem lugar um espetáculo insólito de dança, na quinta, 14, a partir das 19 horas. Em Dançar o Natal haverá um Pai Natal dj, bailarinos de danças africanas, brasileiras, latinas e outras.

O Natal em Lisboa propõe, ainda, oficinas para toda a família, no Museu de Lisboa, núcleos do Palácio Pimenta, Santo António e Teatro Romano. É, aliás, neste último que crianças e adultos têm a oportunidade de assistir à oficina A Árvore da Saturnália (dias 2 e 16, às 11 e 30), onde se descobre a origem das celebrações de Natal, inclusive da árvore de Natal.

As entradas estão sujeitas à lotação das salas e, por isso, é aconselhável chegar cedo e ter atenção que algumas atividades requerem marcação prévia.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima integra esta edição do Natal em Lisboa

A Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima integra esta edição do Natal em Lisboa

José Frade

Natal em Lisboa > Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima; Igreja de Santos-o-Velho, Igreja de Santo António de Lisboa; Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha; Igreja de S. Roque; Igreja da Graça; Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes; Templo Radha Krishna; Centro Ismaili; Teatro Municipal São Luiz; Aeroporto Humberto Delgado; Museu de Lisboa - Teatro Romano, Santo António, Palácio Pimenta > 1-17 dez > grátis (lotação limitada aos lugares das salas)