Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O Gosto dos Outros... Graça Fonseca

Sair

Graça Fonseca, a secretária de Estado da Modernização Administrativa, que já foi vereadora em Lisboa, é uma mulher de água e dos caminhos de Portugal. Estes são os seus lugares de eleição

Nuno Botelho

1. Topo da colina de Alfama, Lisboa
No topo da colina de Alfama, “ainda existem locais escondidos” e de lá tem-se uma vista extraordinária. “Vê-se Lisboa para além do concelho, os barcos, as gaivotas, as andorinhas, a água...”.

2. Cabo Espichel, Sesimbra
É um “sítio mágico, de muitas lendas – a da Nossa Senhora do Cabo, a dos restos da Casa da Ópera... “Vou lá muitas vezes para sossegar, meditar”, diz Graça Fonseca.

3. Zona Ribeirinha Lisboa
Perceber-se-á pelas suas escolhas que Graça Fonseca é (apesar de, no zodíaco, ser de um signo de fogo) uma mulher de água. Quando saiu da casa dos seus pais, viveu “primeiro em Belém, depois mais para o Cais do Sodré”. 
E é nessa faixa, junto ao rio, com a “vista absolutamente maravilhosa e muito tranquilizadora”, que vai andar a pé ou de bicicleta quando precisa de pensar.

4. Praia da Aguda, Sintra
A Praia da Aguda, em Sintra, é um daqueles sítios ligados à infância, para onde vai desde que nasceu. 
A praia é escarpada, de difícil acesso e tem uma “paisagem extraordinária”. 
É lá que se recolhe, quando precisa de se inspirar.

5. Costa Vicentina
É na Costa Vicentina que, há muitos anos, passa férias entre amigos e a ver crescer os seus filhos. Vai para a Carrapateira, onde pode “andar de chinelos e calções sem preocupações”. “E, por regra, no anonimato”.

6. O meu país
“A melhor experiência que tenho dos últimos anos é a de andar pelo País a descobrir locais que não conhecia e a falar com pessoas que não conheço. É extraordinário como as pessoas que não se conhece nos inspiram, nos dão ideias, reconhecimento, energia para continuar.”