Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Há festa em Serralves, para celebrar o outono em família

Sair

Durante este sábado e domingo, dias 23 e 24, os portões do Parque de Serralves, no Porto, ficam escancarados e as visitas são gratuitas. A Fundação volta a convidar as famílias para Festa do Outono, com um programa construído em torno da preservação do ambiente e das tradições

O Prado do Parque de Serralves acolherá todos os concertos

O Prado do Parque de Serralves acolherá todos os concertos

Tiago Ferreira

É quando as folhas do Parque de Serralves, no Porto, começam a ganhar uma incrível paleta de tonalidades que se relembra a época das colheitas, com um programa recheado de atividades lúdicas e educativas. Na 9ª edição da Festa do Outono, este sábado e domingo, dias 23 e 24, cabem oficinas de artes e ofícios, jogos do ambiente e da biodiversidade, percursos pelo parque, espetáculos de teatro e de dança, concertos e muito mais.

“No ano passado estendemos a festa por dois dias e o público aderiu em massa, por isso decidimos manter essa aposta”, disse Ana Pinho, a presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, durante a apresentação. “O objetivo não é ultrapassar números [em 2016, tiveram mais de 50 mil visitantes], mas chamar a atenção para temáticas importantes como a da preservação do ambiente”, acrescentou. Temáticas que, aliás, já ocupavam uma fatia importante da programação para 2017.

Os animais da quinta fazem sucesso entre as crianças

Os animais da quinta fazem sucesso entre as crianças

Filipe Braga

A riqueza natural do parque será devidamente explorada, com percursos à descoberta da fauna e da flora (conduzidos pelos investigadores do laboratório CIBIO-inBio), jogos tradicionais adaptados a conceitos do Ambiente ou o convívio com os animais da quinta. Outras raças autóctones, como os bovinos da raça marinhoa, o cavalo lusitano ou o burro de Miranda, também marcam presença na festa, para que se conheça as particularidades de cada uma.

De Beja chega um ateliê de buinho

De Beja chega um ateliê de buinho

A antiga quinta recupera, por altura da Festa, tradições, saberes e práticas ancestrais, envolvendo os visitantes através da demonstração e da experimentação. Acompanhar todo o ciclo da lã, desde a tosquia das ovelhas à fiação manual, é uma das propostas. Algumas das câmaras municipais fundadoras de Serralves foram também convidadas a desenvolver atividades e serão elas as responsáveis pelos ateliês de buinho (Beja), de cerâmica, gesso, linogravura e azulejaria (Vila Nova de Famalicão) e de cestaria (Guarda).

Muitas das inciativas do programa cultural mantêm igualmente uma ligação ao mundo rural e às tradições, como é o caso da peça Contos e Trovões, Rezas e Galináceos (do Teatro do Calafrio), o teatro de marionetas Entremuros (da Companhia Pia), o canto a capella do grupo Sopa de Pedra ou o cante alentejano dos Cantadores do Desassossego. Propostas para serem vividas, descontraidamente (e gratuitamente) em família.

As marionetas de grande dimensão animam o espetáculo 'Entremundos', da Companhia PIA

As marionetas de grande dimensão animam o espetáculo 'Entremundos', da Companhia PIA

Festa do Outono > Parque de Serralves > R. de Bartolomeu Velho, Porto > T. 22 615 6584 > 23-24 set, sáb-dom 10h-19h > entrada grátis