Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

As máquinas voadoras da Red Bull Air Race estão de regresso ao Douro

Sair

A partir deste sábado, 2, as corridas de aviões voltam a sobrevoar as águas do rio Douro, dez anos depois da estreia

Ainda Portugal não merecia referências na imprensa internacional e já uma multidão de cabeça para o ar se reunia nas margens do Porto e de Vila Nova de Gaia, durante as três primeiras edições da Red Bull Air Race em Portugal (entre 2007 e 2009). Interessa agora dar conta do regresso da prova a este cenário único, entre as pontes da Arrábida e de Luís I, com os aviões a contornar pilares e pórticos insufláveis estrategicamente colocados no estreito leito do Douro.
À sexta etapa deste campeonato do mundo da aviação desportiva, apenas um ponto separa o americano Kirby Chambliss do japonês Yoshihide Muroya e do checo Martin Sonka. O veterano do Texas tem boas memórias do traçado do Porto e muita vontade de ultrapassar o segundo lugar alcançado em 2008. “Fui o mais rápido na qualificação, mas depois tive um problema com o avião que me impediu de ir mais longe”, afirma.

Serão 13 pilotos a competir na Master Class, e nove na Challenger Class (para novos talentos), em representação de 15 países, suportando velocidades de mais de 370 km/hora e forças gravitacionais até 10G, ou seja, o peso corporal atinge até dez vezes o peso real. Durante o dia de sábado, 2, decorrerão as qualificações, e no domingo, 3, as rondas de competição. Nos intervalos, o céu será preenchido com esquadrilhas acrobáticas, atletas de parapente e de paraquedas e desfiles de máquinas históricas. Haverá ainda sessões de autógrafos no aeroporto da prova, situado no Queimódromo do Parque da Cidade, no Porto. Para conhecer de perto os “gloriosos malucos” das máquinas voadoras.

Em ambas as margens do rio, ao longo do percurso da Red Bull Air Race, haverá bancadas de acesso livre com ecrãs gigantes. Assim como um Sky Lounge, com vista privilegiada sobre o Douro e serviço cinco estrelas.

Bob Martin

Red Bull Air Race > Margens do Douro, Porto e Vila Nova de Gaia > 2-3 set, sáb 10h-19h, dom 10h-17h > bancadas grátis e Sky Lounge a partir de €460