Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O Gosto dos Outros... Paulo Battista

Sair

  • 333

O mestre alfaiate mais dandy de Lisboa continua a trabalhar de modo artesanal. Para o corte arrojado que o caracteriza, diz que se inspira em vários lugares

Paulo Battista

Paulo Battista

Artur Cabral

1. Ilha da Boavista, Cabo Verde Uma recente passagem por Cabo Verde, em família, marcou-o profundamente. “As praias são extraordinárias, mas foram as pessoas que mais nos impressionaram: um povo genuíno e sincero, a prova de que se pode viver feliz com pouco. Foi uma lição de vida para nós e para os miúdos.”

2. Vila Nova de Milfontes, Odemira Lugar favorito de Paulo Battista, onde encontra paz e sossego, um refúgio para estar com a família. “Aproveitamos as praias e gostamos de explorar as mais selvagens”, conta. 
A cafetaria Mabi é o ponto obrigatório para os pequenos-almoços e gelados. Também não dispensa a comida caseira do Pátio Alentejano.

3. Novikov O restaurante do bairro Mayfair, em Londres, é um dos seus preferidos. “Vale pelo ambiente e pelas pessoas. Por ser italiano e ter mercado de peixes e legumes, é bom para todos os gostos”, diz Paulo Battista, que ali nunca resiste ao salmão fumado.

4. Museu Nacional do Traje, Lisboa Em criança, as visitas ao Museu Nacional do Traje eram frequentes, porque ficava perto de onde morava. “Passava dias inteiros a passear nos jardins”, lembra. Agora é o museu que reflete a sua área de trabalho e, em breve, levará lá os seus filhos.

5. Florença, Itália É na capital da Toscânia que Paulo Battista se deixa deslumbrar ao mesmo tempo que se inspira para as suas criações. Com os amigos do grupo Portuguese Dandys, costuma ir à feira Pitti Uomo, com paragem obrigatória na Tagliatore, uma marca que admira pela estética e pela filosofia.

6. Berluti A loja, em Paris, tem “história e personalidade”. Soube reinventar-se, modernizando-se, mas mantendo um excelente trabalho artesanal, aponta. “Trata-se de sapatos de referência, feitos por medida e com um profundo respeito pela qualidade”.