Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Ao Ar Livre: O Teatro Maria Matos volta a fazer a festa na rua

Sair

O Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa, dedica o último dia da temporada às famílias, com oficinas, jogos, música e um jantar confecionado por refugiadas sírias. O Ar Ar Livre é este sábado, 15

A festa está marcada para este sábado, 15, a partir das 15 horas, no Jardim do Bairro das Estacas

A festa está marcada para este sábado, 15, a partir das 15 horas, no Jardim do Bairro das Estacas

DIVULGACAO

Porque está bom tempo e na rua cabem todos, o Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa, faz a festa de encerramento de temporada ao ar livre, convidando as famílias a ir ao bairro de Alvalade. Tem sido assim desde 2009 e este ano não é exceção, com um programa à volta do tema da ecologia. A festa está marcada para este sábado, 15, a partir das 15 horas, no Jardim do Bairro das Estacas, que se cobre de mantas na zona de chill out e onde há livros infantis que passaram pelo palco do teatro, a convidar à leitura.

Da Catalunha, pela mão da Companhia Katakrak, vêm 36 jogos e peças escultóricas, construídos a partir de material reciclado. Uns inspiram a reaproveitar e a inventar, outros respondem a questões ambientais. À sombra das árvores, decorrem as oficinas – sobre comida do futuro, fibras e tintas naturais ou práticas artísticas.

Para bebés dos seis meses aos três anos é a oficina de exploração sensorial que, através de cartão, plástico ou papel, faz descobrir sons e texturas. Já o submarino elétrico andante, transparente, convida a uma pequena viagem pelos jardins.

E há ainda bicicletas, de formas e tamanhos nada convencionais, disponíveis para pedalar. Marcado para as 17 horas está o espetáculo Igloo que usa teatro gestual, coreografia e novo circo para criar situações cómico-absurdas.

O dia termina com um jantar, este ano organizado pela Associação Pão a Pão que junta mulheres refugiadas sírias. Na Rua Bulhão Pato, sobre a grande mesa comunitária, haverá sopa de lentilhas, tabouleh, basaliah, húmus, arroz fumado e pão tradicional da cozinha árabe (feito durante a tarde, numa das oficinas). Depois, segue a festa, com a contribuição de várias crianças que responderam ao desafio do Teatro Maria Matos para eleger quatro músicas que gostariam de ouvir neste dia tão especial.

O Muita Fruta, projeto que está a mapear, recuperar e cuidar das árvores de fruto de Lisboa para os distribuir, depois, por quem mais precisa, junta-se à festa, levando frutas e compotas.

Ao Ar Livre > R. Bulhão Pato e Bairro das Estacas, Lisboa > 15 jul, sáb 15h-22h > grátis