Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O Gosto dos Outros... Joana Gomes Cardoso

Sair

  • 333

Em mês de Santos Populares, cheira a Lisboa, nos lugares escolhidos por Joana Gomes Cardoso, presidente da EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural

Joana Gomes Cardoso

Joana Gomes Cardoso

Tiago Miranda

1. Teatros Maria Matos 
e São Luiz
O Maria Matos e o São Luiz “são teatros diferentes, em zonas distintas da cidade”, mas apresentam, no entender da antiga jornalista, atual presidente da EGEAC, alguma da melhor programação de teatro, dança e música de Lisboa.

2. Pavilhão Branco
Salienta o facto de existirem cada vez mais galerias de arte em Lisboa, e destaca sobretudo as de Marvila e de Alvalade. Nomeia ainda uma das galerias municipais, o Pavilhão Branco, no “belíssimo” jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. E não se esquece de falar do seu pavão albino, o Fred.

2. Teatro Romano
“É impressionante pensar que Olisipo chegou a ter um teatro de quatro mil lugares”. Além disso, também possui “uma varanda com uma vista de rio muito bonita”.

4. Cova da Moura, Amadora, e Cova do Vapor, Almada
“Quando penso em Lisboa, penso na grande cidade. Gosto de ir almoçar à Cova do Vapor e aos restaurantes cabo-verdianos da Cova da Moura”.

5. Cinema São Jorge
Sempre que pode, é para o Cinema São Jorge que Joana Gomes Cardoso leva as reuniões mais “informais”. “Não me canso de todos os pormenores do São Jorge, de todas aquelas máquinas de projeção originais”, explica. Não muito longe, fica a Cinemateca, cujo pátio é outro dos seus poisos habituais.

6. Alfama e Mouraria
Aos que pensam que nos bairros de Alfama e da Mouraria só existe turismo, Joana Gomes Cardoso responde: “Enganam-se.” “Gosto de ir até à Cozinha Popular da Mouraria e à Associação Renovar a Mouraria e, a partir do Museu do Fado, descobrir sítios como o Adicense, em Alfama.”