Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O Gosto dos Outros... Alexandra Vieira

Sair

Tem 45 anos e, em Leiria, é a cara da Arquivo, uma das livrarias independentes mais dinâmicas do País. Aqui revela os seus lugares de eleição

1. Praias de Tavira
As “maravilhosas” praias da região de Tavira constituem, para Alexandra Vieira, “um refúgio de verão”. São “tranquilas”, “a água do mar é quente”, os fins de tarde são, segundo conta, particularmente bons para passear com a filha.

2. Baixa pombalina, Lisboa
“Identifico-me com cidades grandes. Os medievais diziam que o ar da cidade torna os homens livres. Gosto do anonimato que nos oferecem, da multidão.” Diz Alexandra que, na Baixa de Lisboa, lhe agradam os edifícios, as pessoas, a confusão, o novo e o velho, o Tejo, a luz.

3. Museu Centro de Arte Reina Sofía, Madrid
O Reina Sofía é um dos sítios que destaca em Madrid. “É uma das minhas cidades, vou sempre que posso.” Além do museu, fala ainda nos concertos da Casa Encendida, nos mercados, nas tapas, “nas ruas cheias de vida e de cor” onde, diz, continuar a perder-se.

4. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Na Gulbenkian, gosta de tudo o que por lá acontece. Dos museus, dos auditórios, das cafetarias e, sobretudo, do jardim. “Para ler, passear, pensar, jogar às escondidas ou, então, não fazer nadinha, deitada a apanhar sol”

5. La Central, Madrid
A La Central, na Gran Vía, é a sua livraria preferida. “Tem tudo o que gosto: seleção de livros cuidada, cafetaria onde até é possível jantar, oferta cultural intensa”

6. Estrada Leiria-Cortes
“Trago-a desde a infância. Juntam-
-se ali, naqueles 12 quilómetros, rodeados de árvores e de planícies, junto ao rio, a beleza do espaço e das minhas memórias. É uma história que se lembra e se constrói a cada viagem. Gosto de fazer sozinha essa estrada.”