Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Portugal Fashion: moda para vestir no calor de 2017

Sair

  • 333

O Portugal Fashion começa esta quarta-feira, 12, em Lisboa, e ruma a norte nos três dias seguintes. De quinta, 13, a sábado, 15, há mais de 30 desfiles para ver no Porto e em Matosinhos, numa espécie de passerelle gigante que une as três cidades

Depois de ter levado a coleção a Nova Iorque, em setembro, Katty Xiomara mostra a sua coleção inspirada nos Descobrimentos Portugueses no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos

Depois de ter levado a coleção a Nova Iorque, em setembro, Katty Xiomara mostra a sua coleção inspirada nos Descobrimentos Portugueses no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos

Serão quatro dias para dar as boas-vindas à moda primavera/verão 2017, na 39.ª edição do Portugal Fashion, que, este ano, começa em Lisboa, esta quarta-feira, 12, e segue depois para o Porto e Matosinhos, entre quinta, 13, e sábado, 15. Pela primeira vez, o Pavilhão de Portugal servirá de passerelle desta iniciativa organizada pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.

A coleção Black Hills dos Storytailors abre as hostilidades, às 18h, mostrando, entre outros, “padrões desenvolvidos a partir da textura de árvores endémicas do Alentejo”. Pelo edifício de Siza Vieira desfilam ainda as criações para mulheres “com ar descontraído e sofisticado”, de Pedro Pedro (inspiradas no universo de David Lynch), a moda vitoriana de bordados e tules, de Alexandra Moura (a coleção Lover’s Eyes), e as novas criações da dupla Alves/Gonçalves, que parte das camisas “evoluíndo para um universo mais complexo” com rendas, chiffon ou sedas. Pelo meio da noite, e antes de rumar ao Porto, há lugar para a criatividade de Marta Gonçalves (da marca HIBU), a jovem designer de moda que integra o Bloom, espaço dedicado aos jovens criadores.

A coleção de Anabela Baldaque, Gosto de Ti até ao Japão, tem infuências nipónicas

A coleção de Anabela Baldaque, Gosto de Ti até ao Japão, tem infuências nipónicas

Os desfiles da plataforma Bloom são uma das novidades desta edição do Portugal Fashion que tem, pela primeira vez, um dia exclusivo para os desfiles dos jovens talentos da moda. Na quinta, 13, a partir 15h30, e na manhã de sexta, 14, com entrada livre e aberto ao público, o Palácio dos CTT, na Avenida dos Aliados, recebe as criações de Beatriz Bettencourt/Olimpia Davide, Eduardo Amorim, Maria Kobrock, Inês Torcato/David Catalán, Sara Maia, Pedro Neto, [Un]t e Klar. Entre os desfiles na passerelle haverá música a cargo dos peixe:avião, Dear Telephone, The Astroboy e Old Jerusalem.

Sexta e sábado, 14 e 15, serão, certamente, os dias a merecer os maiores flashes fotográficos. Tanto na Alfândega do Porto, que volta a ser o quartel-general dos desfiles, como no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, que recebe o Portugal Fashion pela primeira vez (15 out, 12h e 13h), mostrando o look sport sexy da nova coleção de Luís Buchinho e a Corrente de Agulhas de Katty Xiomara, inspirada nos Descobrimentos Portugueses. A coleção de Anabela Baldaque Gosto de Ti até ao Japão mostra, na Alfândega do Porto (14 out, 19h), um visual “divertido e muito elegante com influências nipónicas”.

Ana Sousa regressa ao Portugal Fashion, onde se estreou em março deste ano

Ana Sousa regressa ao Portugal Fashion, onde se estreou em março deste ano

Também na sexta, 14, desfilam as coleções de Júlio Torcato, Diogo Miranda e Luís Onofre (que se estreia no calçado para homem), além de peças de estilistas emergentes como Susana Bettencourt (que terá a colaboração da marca de calçado Birkenstock), Carla Pontes/Estelita Mendonça, Daniela Barros e Hugo Costa. Miguel Vieira encerra essa noite, apresentando uma coleção inspirada na obra África Minha, da dinamarquesa Karen Blixen.

O último dia será marcado pela coleção “aquática, sofisticada e ultra feminina” de Fátima Lopes (que terá também calçado), pelas criações de Ana Sousa (que se estreou em março neste certame) e, entre outros, pela Cultural Vibes de Carlos Gil, com coordenados multiculturais, inspirados em vários continentes. Dielmar, Pé de Chumbo, Vicri e Lion of Porches são ainda outras marcas a mostrar as novidades para a próxima estação quente.

Portugal Fashion > Pavilhão de Portugal, Parque das Nações, Lisboa > 12 out, qua 18h > Palácio dos CTT, Av. dos Aliados, Porto > 13 out, qui 15h30 > Alfândega do Porto, R. da Alfândega, Porto > 14-15 out, sex, sáb 15h > Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Matosinhos > 15 out, sáb 12h