Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

O Gosto dos Outros... Filipa Pato

Sair

  • 333

Quando não anda pelo mundo a conhecer clientes e vinhas, é pela Bairrada que a produtora de vinhos, 41 anos, mais gosta de estar. Eis os seus locais prediletos, revelados num intervalo da vindima

Luís Barra

1. Praia da Costa Nova, Aveiro
É a praia mais próxima de casa, onde Filipa Pato vai durante todo o ano. “Até vou lá mais no inverno. Gosto da bravura do mar, dos miúdos a correrem na areia… Adoro comer peixe fresco nos restaurantes da zona e jogar minigolfe junto à ria.”

2. Parque da Curia, Mealhada
Apesar de lamentar o “abandono” em que se encontra, gosta de ir com os filhos ao Parque da Curia, junto às termas, por ser “o mais próximo de casa”. No verão, a preferência vai para a piscina exterior do Curia Palace Hotel. No resto do ano, os jardins e as pequenas grutas.

3. Adega Óis do Bairro, Anadia
É a menina dos olhos de Filipa e do marido: uma antiga adega recuperada em Óis do Bairro, a aldeia onde cresceu e onde vive, junto a Anadia. E é lá que se servem refeições de harmonização entre vinho e comida, com os produtos da terra e os seus vinhos, “sem maquilhagem”.

4. Horta lá de casa
Gosta de pôr as mãos na terra, andar com os filhos na horta a colher legumes. “Temos tomates, alcachofras, curgetes, ervas aromáticas... Eles adoram vê-los crescer e é uma forma de os miúdos terem uma alimentação mais equilibrada”.

5. Antuérpia, Bélgica
É com frequência que Filipa Pato visita Antuérpia, a cidade do marido, o chefe e sommelier William Wouters. Adora sentar-se nos cafés a beber uma cerveja assim como levar os filhos a visitar o jardim zoológico.

6. Nova Iorque
A Nova Iorque, Filipa vai com frequência. Gosta de visitar o Blue Note Jazz Club, de redescobrir alguns restaurantes e de ir até Brooklyn conhecer “vinhos alternativos”.