Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

Aquaporto: Muito para além de experiências com água

Sair

  • 333

Nem só de brincadeiras, visitas e comidinhas se compõe a 4ª edição do festival que convida Mário Laginha e Luís Bittencourt para tocar no Parque da Cidade do Porto. É um festival para toda a família, que acontece este fim de semana, dias 1 e 2, junto ao Pavilhão da Água

A grande festa da água volta ao Parque da Cidade do Porto, junto ao Pavilhão da Água

A grande festa da água volta ao Parque da Cidade do Porto, junto ao Pavilhão da Água

Vai-se pelo amor à água, fica-se pelas experiências científicas, a animação para os miúdos, as exposições, os mercados e os concertos. Sem mergulhos, mas sempre “a meter água”, o Aquaporto invade o Parque da Cidade, junto ao Pavilhão da Água, este fim de semana, dias 1 e 2, para celebrar o Dia Nacional Água (1 de outubro).

À quarta edição, que volta a oferecer um programa não só para pequenos mas para toda a família, o festival organizado pela Águas do Porto estreia os concertos em “formato sunset”. Assim, a música do pianista e compositor Mário Laginha vai acompanhar a projeção de um filme do artista plástico Pedro Huet (sáb, 19h30), para, no domingo, 2, o palco ser ocupado por Bruno Soares (16h30), Luís Bittencourt (18h45) e, a fechar, Retimbrar (19h45).

Com mais ou menos música, a festa vai juntar animação, arte e ciência. À entrada do Parque da Cidade, na Estrada da Circunvalação, será distribuído o programa com um mapa do recinto e todas as atividades disponíveis para manter os miúdos ocupados. Eles agradecem, os pais também.

No programa do Aquaporto, há mais de 60 atividades diferentes

No programa do Aquaporto, há mais de 60 atividades diferentes

Mostrar e aproximar do público o trabalho dos centros de investigação ambiental, das universidades e de diferentes instituições da cidade continuam a ser objetivos do Aquaporto. Por isso, alinhadas junto ao Pavilhão da Água, entre outras, vai encontrar “delegações” do Sea Life, Museu World of Discoveries, Agência Portuguesa do Ambiente, APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo), Museu do Futebol Clube do Porto e Proteção Civil para se darem a conhecer, através de jogos, demonstrações e experiências. Conhecer o percurso da água, da origem ao copo, os ecossistemas aquáticos ou mitos e verdades sobre os tubarões são alguns dos temas a abordar.

Para passar o dia na festa não tem de se preocupar em levar farnel, o Aquaporto tem uma Praça da Alimentação inspirada na temática do world food. Não deixe de espreitar as criações das crianças à venda no Mini Porto Belo ou as propostas de criativos e designers no Urban Market. Falta apenas dizer que, além de entrada livre, durante o fim de semana, o queimódromo vai funcionar como parque de estacionamento gratuito para os festivaleiros.

Aquaporto > Pavilhão da Água > Parque da Cidade do Porto > Estrada da Circunvalação, Porto > T. 22 615 1820 > 1-2 out, sáb-dom 11h-21h > grátis