Visão Sete

Siga-nos nas redes

Perfil

A aldeia e a capela da aldeia de Arroios estão em festa

Sair

  • 333

O espetáculo Antes que te Esqueça e um mercado de biológicos lembram, este sábado, 17, o património da aldeia de Arroios, em Vila Real

A capela de Arroios, do século XVIII, tem sido dinamizada uma vez por mês

A capela de Arroios, do século XVIII, tem sido dinamizada uma vez por mês

Nos terceiros domingos de cada mês, a aldeia de Arroios, com apenas 300 habitantes, situada a cinco quilómetros de Vila Real, vive um dia diferente. A “culpa” é do Projeto Capella que acontece pela sexta vez este sábado, 17 – a iniciativa começou em abril e, tal como o nome sugere, tem como cúmplice uma capela barroca do século XVIII classificada como imóvel de interesse municipal. “É um projeto de desenvolvimento da economia local a partir da cultura”, resume Celeste Pereira, responsável da Greengrape, promotora da iniciativa, em conjunto com a Junta de Freguesia de Arraiolos.

Os pequenos agricultores da aldeia levam os seus produtos ao mercado junto à capela

Os pequenos agricultores da aldeia levam os seus produtos ao mercado junto à capela

Ora, a festa faz-se em dois momentos, a partir das 18 horas. No primeiro, as atrizes Alexandra Natura e Ana de Jesus Oliveira levam o espetáculo Antes que te Esqueça desde a capela às ruas da aldeia, numa performance que conta com a participação da população local. Um mercado de produtos de pequenos agricultores da terra, ao qual se junta artesanato, vinho do Douro, doçaria e projetos criativos, é o segundo momento da festa. “Juntar o mundo rural ao urbano” é um dos objetivos deste projeto, por onde já passaram concertos de música, artes plásticas, poesia.

O próximo Capella está agendado para 15 de outubro, antes do projeto encerrar, no inverno. “Para o ano estamos a desenvolver esforços no sentido de garantir a sua continuidade”, revela Celeste Pereira.

Projeto Capella > Arroios, Vila Real > 17 set, sáb 18h > grátis